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Estudo sobre a substituição de feixe de molas por um sistema coilover em um Chevrolet Corvette

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TCC Felipe Schmit Corso.pdf (2.453Mb)
Data
2023-12-20
Autor
Corso, Felipe Schmit
Orientador
Colombo, Adelair Lino
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a substituição da suspensão traseira de feixe de molas por um sistema de coilover, juntamente com a troca da suspensão traseira por um four-link em um Chevrolet Corvette C1, visando melhorar a dirigibilidade, desempenho e conforto do veículo. A suspensão traseira de feixe de molas é vantajosa para o transporte de cargas e possui um baixo custo de manutenção. No entanto, para atingir um equilíbrio entre conforto e desempenho, optou-se pela substituição por um sistema de coilover. O coilover oferece uma melhora significativa na relação entre desempenho e conforto de rodagem. No entanto, essa substituição requer modificações na suspensão, uma vez que o feixe de molas original faz parte da sustentação do eixo traseiro. Além disso, o custo de substituição e manutenção é mais elevado. Para que ocorresse essa substituição do sistema de amortecimento da suspensão, foi necessária uma modificação do sistema original de suspensão, portanto foi realizada a troca da suspensão traseira por um four-link. Essa modificação otimiza a transferência de peso durante as movimentações longitudinais, além de melhorar a tração nas rodas motrizes. O four-link proporciona maior controle, estabilidade, reduzindo a inclinação da carroceria em curvas, além de um melhor contato dos pneus com o solo. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/13408
Collections
  • Engenharia Automotiva - Bacharelado [9]

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