Mostrar el registro sencillo del ítem
A influência das artes marciais no comportamento de escolares em três cidades da Serra Gaúcha – percepção de pais e professores
dc.contributor.advisor | Bonone, Carlos Gabriel Gallina | |
dc.contributor.author | Smalti, Adriano | |
dc.contributor.author | Barbosa, Leandro | |
dc.contributor.other | Rech, Anderson | |
dc.date.accessioned | 2024-06-10T18:34:29Z | |
dc.date.available | 2024-06-10T18:34:29Z | |
dc.date.issued | 2023-12-22 | |
dc.date.submitted | 2023-12-22 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/13444 | |
dc.description | O objetivo deste estudo foi verificar a influência das Artes Marciais no comportamento de escolares em três cidades da Serra Gaúcha na percepção de pais e professores. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, descritivo e transversal. A amostra foi composta por onze participantes, sendo três docentes de alunos praticantes de Kickboxing, dois docentes de alunos praticantes de Jiu Jitsu, três pais de alunos praticantes Kickboxing e três pais de alunos praticantes de Jiu Jitsu de três cidades da Serra Gaúcha. Como instrumento de pesquisa foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, aos pais e professores, sendo gravadas e transcritas para fins de validação. Após, as entrevistas foram analisadas, sendo identificadas as unidades de significado que deram origem as categorias de análise do estudo. Os resultados encontrados foram positivos, pois os relatos dos pais e professores descritos nas entrevistas enfatizaram que as Artes Marciais contribuem em diversos aspectos que são: desempenho escolar, saúde, relação interpessoal, pessoal e social dos escolares. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.sponsorship | The objective of this study was to verify the influence of Martial Arts on the behavior of schoolchildren in three cities of Serra Gaúcha - perception of parents and teachers. The specific objectives were to identify how Martial Arts contribute to the formation of the identity of these students. This is a qualitative, descriptive and crosssectional research. The sample consisted of eleven participants, three teachers of Kickboxing students, two teachers of Jiu Jitsu students, three parents of Kickboxing students and three parents of Jiu Jitsu students from three cities in Serra Gaúcha. Semistructured interviews with parents and teachers were used as a research instrument, which were recorded and transcribed for validation purposes. Afterwards, the interviews were analyzed, and the units of meaning that gave rise to the categories of analysis of the study were identified. The results were positive, because the reports of the parents and teachers described in the interviews emphasized that Martial Arts contribute in several aspects, which are: school performance, health, interpersonal, personal and social relationships of the students. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Conduta | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes - Conduta | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Artes marciais | pt_BR |
dc.title | A influência das artes marciais no comportamento de escolares em três cidades da Serra Gaúcha – percepção de pais e professores | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Educação Física | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2023-12-21 |