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dc.contributor.advisorLinzmaier, Paulo Roberto
dc.contributor.authorPereira, Ruan Carvalho
dc.contributor.otherLinzmaier, Paulo Roberto
dc.contributor.otherVieceli, Alexandre
dc.contributor.otherColombo, Adelair Lino
dc.date.accessioned2024-07-10T13:26:06Z
dc.date.available2024-07-10T13:26:06Z
dc.date.issued2024-06-26
dc.date.submitted2022-07-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13501
dc.descriptionDentro dos cenários mais atuais de engenharia, onde desempenho, segurança e qualidade precisam estar cada vez mais associados com os parâmetros financeiros, desenvolver métodos para testar o produto buscando o melhor dimensionamento é essencial. Nos diversos setores onde a engenharia atua, se destaca como o mais desenvolvido em termos de pesquisa o automobilístico. Este trabalho teve como foco o desenvolvimento do projeto de um dispositivo mecânico que permite para fins acadêmicos a realização de ensaios de vibração baseados no modelo clássico denominado quarter car, este modelo é utilizado para prever o comportamento da suspensão em relação ao conforto e segurança percebíveis no automóvel em um nível inicial de projeto. O dispositivo foi projetado para gerar ensaios executáveis no shaker BT-100 da SENTEK DYNAMICS®. Diferentes análises foram realizadas desenvolvendo um modelo numérico com o software Matlab® para chegar nas propriedades em que o modelo, ainda que em menores proporções apresentasse resultados coerentes com o modelo clássico. Com o uso do software Solidworks® se realizou o projeto modelando os componentes de forma que o mesmo possa ser ajustado para se obter diversas simulações, alternando a rigidez das molas, pesos das massas e o fator de amortecimento. Demonstrou-se a utilização do dispositivo para gerar ensaios que validam as frequências de vibração do sistema e os efeitos causados pela alteração da rigidez da suspensão. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractWithin the most current engineering scenarios, where performance, safety and quality need to be increasingly associated with financial parameters, developing methods to test the product seeking the best dimensioning is essential. In the various sectors where engineering operates, the automotive sector stands out as the most developed in terms of research. This work focused on the development of the design of a mechanical device that allows for academic purposes the performance of vibration tests based on the classic model called quarter car, this model is used to predict the behavior of the suspension in relation to the perceived comfort and safety in the automobile at an early design level. The device is designed to generate runnable tests on the SENTEK DYNAMICS® BT-100 shaker. Different analyzes were carried out by developing a numerical model with Matlab® software to arrive at the properties in which the model, although in smaller proportions, presented results consistent with the classic model. Using Solidworks® software, the project was carried out by modeling the components so that it can be adjusted to obtain different simulations, alternating the stiffness of the springs, weights of the masses and the damping factor. It was demonstrated the use of the device to generate tests that validate the vibration frequencies of the system and the effects caused by the alteration of the suspension stiffness. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectProjetos de engenhariapt_BR
dc.subjectEngenharia - Programas de computadorpt_BR
dc.subjectAutomóveis - Molas e suspensãopt_BR
dc.subjectVibração - Mediçãopt_BR
dc.titleProjeto de um dispositivo mecânico idealizado para realização de ensaios de vibração baseados no modelo quarter carpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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