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Suicídio e ideação suicida na adolescência: relações familiares e as possíveis intervenções do psicólogo

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TCC Rosimara dos Santos Bertolini.pdf (407.8Kb)
Data
2024-07-09
Autor
Bertolini, Rosimara dos Santos
Orientador
Maggi, Alice
Metadata
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Resumo
O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as relações familiares em uma adolescente com ideação suicida e as possíveis intervenções do psicólogo. Buscou-se abordar algumas estratégias que o psicólogo pode utilizar a partir da terapia cognitivo- comportamental para aliviar o sofrimento dos adolescentes que apresentam ideação suicida. A adolescência é um período de transformações corporais e emocionais. Por esse motivo, a família assume um papel essencial para promover o fortalecimento da autoestima e proporcionar um ambiente seguro frente aos sofrimentos e desafios que irão emergir no decorrer do desenvolvimento. Quando a família não oferece um ambiente seguro ou apresenta histórico de comportamentos de risco, pode influenciar no surgimento de comportamentos de ideação suicida no adolescente. Com o intuito de atingir o objetivo geral, elaboraram-se três objetivos específicos: abordar fatores que influenciam a ideação suicida na adolescência; contextualizar as relações familiares com filhos adolescentes e identificar possíveis intervenções do psicólogo no que se refere à ideação suicida na adolescência, conforme a terapia cognitivo-comportamental. A revisão de literatura é composta por quatro itens, sendo eles: ideação suicida na adolescência; ideação suicida e seus gatilhos; relações familiares; terapia cognitivo-comportamental. Para a elaboração do método, foram propostos o delineamento qualitativo e o modelo interpretativo. A fim de contemplar a fonte, isto é, o artefato cultural "Tempestade" (2023), elaborou-se uma tabela com as seguintes categorias de análise: fatores que influenciam a ideação suicida na adolescência; relações familiares e filhos adolescentes com ideação suicida; intervenções do psicólogo no que se refere à ideação suicida na adolescência. Além disso, selecionaram-se nove cenas que vão ao encontro das categorias propostas. A definição das categorias e escolhas de cenas ocorreram a partir do referencial de análise de conteúdo proposto por Laville e Dione. Os resultados obtidos por meio da articulação entre as cenas do artefato cultural e o referencial teórico demonstraram que os padrões transgeracionais exercem influência nos comportamentos e pensamentos dos membros familiares. Também oportunizou a compreensão sobre a relação entre a ideação suicida, a comunicação disfuncional no sistema familiar, a negação ou permissividade dos pais frente ao problema, bem como a baixa autoestima do adolescente. No quesito da intervenção do psicólogo, percebeu-se a importância de fortalecer a autoestima do adolescente, proporcionar a ressignificação de crenças disfuncionais e estimular a construção de uma rede de apoio saudável. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/13516
Collections
  • Psicologia - Bacharelado [266]

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