Mídias sociais digitais e insatisfação corporal em adolescentes: abordagem cognitivo comportamental
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Data
2024-07-09Autor
Santos, Andreia de Oliveira
Orientador
Godoy, Rossane Frizzo de
Metadata
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No contexto da sociedade contemporânea, as mídias e redes sociais digitais desempenham um papel cada vez mais significativo na vida dos adolescentes. Desta maneira a investigação sobre o impacto dessas plataformas na insatisfação com a imagem corporal nesta faixa etária torna-se um tema de grande relevância nos dias atuais. O objetivo geral deste trabalho é identificar possíveis influências das mídias sociais digitais na insatisfação com a imagem corporal de adolescentes sob a perspectiva da terapia cognitivo comportamental. E, como objetivos específicos propõe-se descrever fatores biopsicossociais envolvidos na fase da adolescência; caracterizar insatisfação com a imagem corporal; identificar possíveis influências das mídias sociais digitais em adolescentes e apresentar fundamentos da terapia cognitivo comportamental. Na revisão de literatura são abordados os aspectos físicos, cognitivos e psicossociais da fase da adolescência. Além disso são apresentados o conceito de imagem corporal e alguns possíveis fatores que podem desencadear a insatisfação com a imagem corporal. Ademais são apontados alguns estudos sobre a temática e o papel das plataformas digitais nesse cenário. E por fim, são expostos os principais fundamentos da terapia cognitivo comportamental. A presente pesquisa caracteriza-se como qualitativa de caráter exploratório e interpretativo. Para a realização deste trabalho foi utilizado como artefato cultural o filme Oitava série de 2018. Os dados coletados a partir do artefato cultural estão organizados em forma de tabela, para auxiliar a categorização e possibilitar uma melhor visualização. Para a realização do referencial de análise, é utilizado a análise de conteúdo, aplicando a estratégia de emparelhamento. As categorias criadas e suas respectivas unidades de análise foram: 1. Insatisfação com a imagem corporal - autoestima e autoimagem; 2. Influência das mídias sociais digitais - autoimagem influenciada pelo mundo digital; 3. Crenças nucleares - crença de desamparo, desamor e desvalor; 4. Tríade cognitiva - visão negativa de si, visão negativa do ambiente social e visão negativa do futuro. A partir disso, foi possível obter resultados que abrangessem o objetivo geral do trabalho. Ficou evidente que os adolescentes são especialmente suscetíveis à influência do ambiente, dos pares e das mídias sociais devido à forte presença da comparação social. O estudo também ressaltou a necessidade de mais pesquisas no âmbito nacional, focando especificamente na relação entre mídias sociais, especialmente redes sociais digitais, e a insatisfação com a imagem corporal, uma vez que os adolescentes estão hiper conectados nessas plataformas. [resumo fornecido pelo autor]
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- Psicologia - Bacharelado [243]