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Análise do carregamento elétrico veicular pelo sistema fotovoltaico off-grid

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TCC Fabio Mateus Todeschini.pdf (2.605Mb)
Data
2024-07-11
Autor
Todeschini, Fábio Mateus
Orientador
Severo, Tiago Cassol
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este estudo apresenta uma análise de eletropostos baseados em sistemas solares off-grid. A integração de veículos elétricos com sistemas de energia fotovoltaica mostra potencial positivo, sendo capaz de carregar esses veículos de maneira eficiente. Nesse contexto, é essencial calcular a capacidade de sistemas fotovoltaicos off-grid, assegurando a infraestrutura adequada para a instalação de módulos solares e pontos de recarga. A análise considera a complementaridade desses sistemas em diferentes regiões do país, levando em conta o consumo de energia para recarga veicular, o dimensionamento correto sem acesso à rede elétrica, os modelos de veículos elétricos disponíveis, seu consumo e autonomia, além de uma comparação de custos em várias regiões do Brasil. A metodologia desenvolvida analisou a implementação de eletropostos off-grid nas cinco regiões do Brasil e seus resultados. Concluiu-se que a viabilidade dos eletropostos off-grid é desafiadora, com longos períodos de payback e baixos retornos sobre investimento (ROI), especialmente no curto e médio prazo. A região Nordeste mostrou-se mais favorável devido aos menores custos e maior eficiência energética, enquanto o Sul apresentou maiores desafios devido à necessidade de mais baterias e módulos. Para aumentar a viabilidade econômica, recomenda-se negociar melhores preços para equipamentos, buscar incentivos fiscais, diversificar serviços oferecidos nos eletropostos e formar parcerias estratégicas. A implementação adequada pode promover a sustentabilidade energética, embora as condições atuais ainda apresentem desafios significativos. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/13640
Collections
  • Engenharia Elétrica - Bacharelado [78]

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