• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Contribuições do ensino da história local no município de Sousa, PB : da época dos dinossauros aos primeiros anos do século XX

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Hugo Sarmento Gadelha.pdf (3.509Mb)
Produto educacional Hugo Sarmento Gadelha.pdf (5.811Mb)
Data
2024-08-09
Autor
Gadelha, Hugo Sarmento
Orientador
Radünz, Roberto
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente dissertação apresenta uma discussão sobre a importância do ensino da história local em Sousa, Paraíba. O trabalho tem como objetivo investigar as percepções dos professores sobre o ensino da história local e entender como ocorre nas escolas de ensino fundamental na referida cidade. Para isso, adotou-se uma metodologia qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com oito educadores do município. Os resultados obtidos indicam que o ensino da história local em Sousa é iniciado a partir do 3º ano do ensino fundamental, mas enfrenta problemas, como a falta de material didático específico. A pesquisa destaca que, apesar das dificuldades, há um reconhecimento da importância desse ensino para a construção da cidadania e para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e análise crítica nos estudantes. Para suprir a carência de recursos, neste trabalho, foi proposta a elaboração de uma cartilha didática sobre a história de Sousa, a qual tem como objetivo fornecer um material estruturado e acessível para os professores, abordando aspectos cronológicos e a análise de eventos e personalidades que moldaram a história local. Outrossim, sugere-se a utilização de recursos digitais e a produção de filmes e documentários para complementar o ensino. Logo, conclui-se a necessidade de uma revisão dos currículos escolares para incluir de forma mais efetiva a história da região, bem como a importância da capacitação contínua dos professores. A implementação de uma cartilha didática é vista como um passo importante para melhorar o ensino e engajar os alunos, promovendo um maior entendimento e valorização da história e cultura de Sousa.[resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/13655
Collections
  • Mestrado Profissional em História [89]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV