• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Análise dos processos de alfabetização e letramento: a construção de sentido a partir dos estudos saussurianos

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Ana Paula Santos da Silva.pdf (3.107Mb)
Data
2024-08-10
Autor
Silva, Ana Paula Santos da
Orientador
Niederauer, Carina Maria Melchiors
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O objetivo deste estudo é propor situações de escrita pautadas especialmente nos pressupostos de Ferdinand Saussure, em especial na obra Curso de linguística geral (2006), a fim de colaborar com o processo de alfabetização, desenvolvendo essas habilidades de forma significativa em que os estudantes possam fazer conexões com suas vivências e conhecimentos, refletindo sobre o funcionamento da língua. Para tanto, revisamos as orientações para o desenvolvimento das habilidades de escrita previstas pela Base Nacional do Ensino Fundamental (BNCC), destacando os marcos legais para a alfabetização no Brasil. Em seguida, apresentamos as noções e conceitos saussurianos a fim de verificar quais deles poderiam colaborar no processo de aprendizagem da língua escrita; investigamos como se dá o processo de aquisição da linguagem de falantes nativos com estudos voltados à educação e de como a criança aprende. Por fim, visando a colaborar com os processos de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental, aliando aspectos da área da Educação a aspectos da área da linguística, aplicamos alguns instrumentos de escrita pautados nos pressupostos de Ferdinand Saussure para estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental, observando a participação e o desempenho deles nos exercícios de escrita propostos. Trata-se de uma uma pesquisa-ação, cujo corpus conta com 38 estudantes, em processo de alfabetização, matriculados no segundo ano do Ensino Fundamental no ano de 2023, todos com faixa etária entre sete e oito anos. Foram selecionadas duas turmas, uma delas, grupo de aplicação/testagem e um grupo de controle. Os resultados revelaram que os pressupostos saussurianos podem colaborar no desenvolvimento de habilidades de escrita para, em especial as noções de valor e de relação. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/13657
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura [211]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV