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Análise das forças atuantes em uma biela de um motor de combustão interna
dc.contributor.advisor | Colombo, Adelair Lino | |
dc.contributor.author | Passos, Lucas Bogo dos | |
dc.contributor.other | Telli, Giovani Dambros | |
dc.contributor.other | Nascimento, Vagner | |
dc.date.accessioned | 2024-08-23T18:28:08Z | |
dc.date.available | 2024-08-23T18:28:08Z | |
dc.date.issued | 2024-08-12 | |
dc.date.submitted | 2024-07-09 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/13696 | |
dc.description | Os motores a combustão interna continuamente são melhorados e operam com exigências cada vez maiores de pressão de combustão, principalmente no segmento do automobilístico, o que denota estudos para o aperfeiçoamento de seus componentes. Nesse contexto é importante analisar a cinemática e a dinâmica do sistema biela - manivela de um motor que teve um aumento da pressão de combustão. Este trabalho tem como objetivo principal desenvolver um modelo matemático e uma metodologia para determinar as forças dinâmicas atuantes no sistema biela-manivela com ênfase em análise da biela. Através de uma planilha no software Excel®, gera-se os gráficos de forças que atuam em uma biela e esses resultados são validados com uma simulação dinâmica no software Siemens NX®. O motor Agrale M-95W é usado para extrair as informações geométricas e de massa, assim como a curva de pressão no cilindro. A simulação virtual no software Siemens NX® mostrou conformidade com os cálculos realizados em planilha do software Excel®, possibilitando assim simulações de forma rápida apenas com a modificação dos valores de entrada. Percebeu-se que aumentando em 33% a rotação, as forças de inércia passaram a ser 78% maiores, passando a ser as maiores força em uma biela. Outra análise foi a variação da pressão de combustão, que quando aumentadas em 20% geraram uma força no embolo do virabrequim de 25% maior. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | Internal combustion engines are continually improved and operate with increasingly greater combustion pressure criteria, mainly in the automobile segment, which indicates studies to improve their components. In this context, it is important to analyze the kinematics and dynamics of the connecting rod ? crank system of an engine that has had an increase in combustion pressure. The main objective of this work is to develop a mathematical model to determine the dynamic forces acting on the connecting rod-crank system with an emphasis on connecting rod analysis. Using a spreadsheet in Excel® software, graphs of forces acting on a connecting rod are generated and these results are validated with a dynamic simulation in Siemens NX® software. The Agrale M-95W engine is used to extract geometric and mass information, as well as the cylinder pressure curve. The virtual simulation in the Siemens NX® software demonstrated compliance with the calculations carried out via spreadsheet, thus enabling quick simulations just by changing the input values. It was noticed that by increasing the rotation by 33%, the inertia force became 78% greater, becoming the largest forces in a connecting rod. Another analysis was the variation in combustion pressure, which when increased by 20% generated a 25% greater force on the crankshaft piston. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Dinâmica | pt_BR |
dc.subject | Motores de combustão interna | pt_BR |
dc.title | Análise das forças atuantes em uma biela de um motor de combustão interna | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2024-07-22 |