Show simple item record

dc.contributor.advisorStefani, Jaqueline
dc.contributor.authorGriebler, Thamires
dc.contributor.otherCorá, Élsio José
dc.contributor.otherAzevedo, Tânia Maris de
dc.contributor.otherZevallos, Verónica Pilar Gomezjurado
dc.date.accessioned2024-08-27T14:33:43Z
dc.date.available2024-08-27T14:33:43Z
dc.date.issued2024-08-27
dc.date.submitted2024-07-10
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13713
dc.descriptionO objetivo desta pesquisa foi o de investigar de que maneira a noção de autonomia do texto contribui para a compreensão da interação do conceito de mundo do texto com o conceito de mundo do leitor em Paul Ricoeur - especialmente nas obras Interpretação e Ideologias (1990), Del texto a la accion: ensayos de hermenéutica II (2002), Tempo e Narrativa: o tempo narrado (2010b) e O si-mesmo como outro (2014). Para tal estudo abordou-se, inicialmente, a trajetória histórica da hermenêutica, revisitada por Ricoeur, a fim de que fosse possível compreender como surgiu e foi construída a noção de mundo do texto. Na sequência, o processo que leva o leitor de uma leitura ingênua e superficial para uma leitura crítica e aprofundada foi analisado, partindo-se da dialética da explicação e compreensão até culminar na interpretação como apropriação do texto por parte do leitor. Finalmente, a noção de mundo do leitor foi averiguada, observando-se como o si do leitor é constituído diante do texto a partir da concepção de uma identidade narrativa. Conclui-se, com este estudo, que a interação do mundo do texto com o mundo do leitor somente se torna uma realidade possível quando a noção de autonomia do texto é estabelecida como imprescindível no momento da leitura, levando o leitor a compreender e modificar a si mesmo, bem como a realidade em que se encontra inserido, a partir da mediação exercida pelas narrativas literárias. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this research was to investigate how the notion of autonomy of the text contributes to the understanding of the interaction between the concept of the world of the text and the concept of the world of the reader in Paul Ricoeur - especially in the works Interpretação e Ideologias (1990), Del texto a la accion: ensayos de hermenéutica II (2002), Tempo e Narrativa: o tempo narrado (2010b) and O si-mesmo como outro (2014). For this study, the historical trajectory of hermeneutics was initially approached, revisited by Ricoeur, so that it was possible to understand how the notion of the world of the text emerged and was constructed. Subsequently, the process that takes the reader from a naive and superficial reading to a critical and in-depth reading was analyzed, starting from the dialectic of explanation and understanding until culminating in the interpretation as appropriation of the text by the reader. Finally, the notion of the world of the reader was investigated, observing how the reader's self is constituted in relation to the text, based on the conception of a narrative identity. It is concluded, with this study, that the interaction between the world of the text and the world of the reader only becomes a possible reality when the notion of autonomy of the text is established as essential at the time of reading, leading the reader to understand and modify himself, as well as the reality in which he finds himself inserted, based on the mediation exercised by literary narratives. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectRicoeur, Paul, 1913-2005pt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectHermenêuticapt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectNarration (Rhetoric)en
dc.subjectHermeneuticsen
dc.titleA interação do mundo do texto com o mundo do leitor em Paul Ricoeurpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8520140550486628pt_BR
mtd2-br.author.lattesGRIEBLER, T.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Letras e Culturapt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorStefani, Jaqueline
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record