Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMacke, Janaina
dc.contributor.authorMayolo, Vianei Roberto
dc.contributor.otherRech, Jane
dc.contributor.otherFaoro, Roberta Rodrigues
dc.contributor.otherKlein, Amarolinda Zanela
dc.date.accessioned2016-11-23T12:48:25Z
dc.date.available2016-11-23T12:48:25Z
dc.date.issued2016-11-23
dc.date.submitted2016-07-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1380
dc.descriptionAs constantes transformações que ocorrem nas dimensões econômica, social e financeira exigem das organizações ações ágeis e diferenciadas na busca por uma vantagem competitiva. Nesse contexto, a empresa deve ser capaz de inter-relacionar de forma dinâmica as competências organizacionais e a estratégia competitiva. Esta dissertação tem como objetivo identificar e avaliar competências organizacionais, o envolvimento da gestão intermediária e a relação destas com a vantagem competitiva da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), a maior faculdade do Rio Grande Sul em número de alunos no ano de 2014, conforme dados do Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A importância deste estudo justifica-se pelo aumento no número de Instituições de Ensino Superior no Brasil, o que tem criado um ambiente de alta concorrência, em que boas práticas de gestão são essenciais para garantir o nível de qualidade no ensino ofertado, assim como na obtenção de vantagem competitiva das instituições. Observa-se que, apesar do crescimento do número de matrículas nos últimos anos, em Instituições de Ensino Superior, o Brasil ainda está aquém das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE). Ademais, o referencial teórico apresenta uma abordagem histórica do conceito de competências, suas dimensões e seus aspectos, assim como é explorado o conceito vantagem competitiva, sua relação com competências organizacionais e o envolvimento da gerência intermediária. A pesquisa constitui-se de um estudo misto, utiliza como método o estudo de caso com duas etapas distintas: a primeira qualitativa, por meio de entrevistas com quatro diretores; a segunda etapa quantitativa na qual foi enviado um questionário para 114 gestores de nível intermediário, sendo eles: seis supervisores e 28 coordenadores de áreas administrativas, 22 coordenadores e 58 membros de Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) de cursos de graduação, o que representa a totalidade de gestores deste nível na FSG. Dentre os principais resultados, destacam-se: a identificação das três principais competências organizacionais da FSG na percepção da alta direção e o consenso da gerência intermediária quanto a vantagem competitiva conferida à FSG por meio destas, o que corrobora com o entendimento de que, o consenso entre os membros da gerência intermediária com relação às competências organizacionais está relacionado ao desempenho diferenciado obtido pela Instituição. Verificou-se ainda que, apesar do consenso, quanto ao potencial de geração de vantagem competitiva, a robustez destas competências organizacionais é baixa/moderada, o que indica a existência de certo risco no que tange à sua durabilidade perante a influência de variáveis externas como mudanças tecnológicas, econômicas, políticas e/ou sociais.pt_BR
dc.description.abstractThe constant changes that take place in the economic, social and financial dimensions require from the organizations agile and unique actions in the search for a competitive advantage. In this context, the company should be able to interrelate dynamically organizational competences and competitive strategy. This study aims to identify and evaluate organizational competences, the involvement of middle management and their relationship to the competitive advantage of the Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), the largest college of Rio Grande Sul in number of students in the year 2014, as shown by the Census of Higher Education by Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). The importance of this study is justified by the increase in the number of Higher Education Institutions in Brazil, which has created a highly competitive environment in which good management practices are essential to ensure the level of quality in the teaching offered, as well as gaining competitive advantage of institutions. It may be noticed that despite the recent growth in enrollment in Higher Education Institutions, Brazil is still below the goals set in the National Education Plan (PNE). The theoretical framework presents a historical approach to the concept of competence, its dimensions and aspects, as well as explores the concept of competitive advantage, its relationship with organizational competences and the involvement of middle management. The research consisted of a mixture study, which uses as a method, the case study with two distinct stages: the first qualitative, through interviews with four directors, and the second stage, quantitative in which a questionnaire was sent to 114 managers intermediate level, respectively, six supervisors and 28 coordinators of administrative areas, 22 engineers and 58 members of Structuring Teacher Nuclei from undergraduate courses, representing all managers at this level at the FSG. Among the main results are: the identification of the three main organizational competences of FSG in senior management's perception and the consensus from middle management as competitive advantage conferred to FSG through these, which corroborates with the understanding that the consensus among members of the middle management in relation to organizational competences are intrinsically linked to the outstanding performance of the institution. It was further found that despite the consensus regarding the competitive advantage generation potential, the robustness of these organizational competences is low or moderate, which would indicate the existence of certain amount of risk when it comes to its durability under the influence of external variables such as technological, economic, political and or social changes.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades particulares - Administraçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectCapital intelectualen
dc.subjectPrivate universities and colleges - Managementen
dc.subjectStrategic planningen
dc.subjectDecision makingen
dc.subjectKnowledge managementen
dc.subjectIntellectual capitalen
dc.titleCompetências organizacionais e sua relação com vantagem competitiva : um estudo de caso na Faculdade da Serra Gaúchapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5123187583470835pt_BR
mtd2-br.author.lattesMAYOLO, V. R.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples