• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências da Saúde
  • Educação Física – Licenciatura
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências da Saúde
  • Educação Física – Licenciatura
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Fatores que interferem na participação das aulas de Educação Física escolar e que promovam a prática de atividade física para além da escola

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Leticia Fernanda Boeni.pdf (702.3Kb)
Data
2024-08-31
Autor
Boeni, Letícia Fernanda
Orientador
Maciel, Rochele Andreazza
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Introdução: Atualmente a falta da prática de atividades físicas vem sendo um grande problema no cotidiano escolar. Nesse sentido, esse estudo busca discutir a relevância da educação física escolar, bem como, afirmar o papel de trabalhar aspetos que envolvem a saúde com os escolares, a fim de promover uma rotina saudável na vida diária. Diante disso, esse trabalho, contempla a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I e II, no Curso de Licenciatura em Educação Física, na Universidade de Caxias do Sul, que estuda sobre a participação nas aulas de educação física no Ensino Fundamental- Anos finais. Objetivos: O objetivo geral consiste em verificar os fatores que interferem na participação dos alunos do Ensino Fundamental ? Anos finais nas aulas de Educação Física e que promovem a prática de atividade física para além da escola. Materiais e métodos: A pesquisa é caracterizada pelo método qualitativo e quantitativo. A coleta de dados foi através de um questionário. A partir das informações obtidas pelo questionário, foi feita uma análise dos dados e construção de gráficos para interpretação e apresentação de resultados. Resultados: Verificou-se que os principais fatores que interferem na participação dos alunos nas aulas de Educação Física estão relacionados com a atuação dos professores, evidenciando aspetos como a falta de uma proposta para aulas diversificadas e conteúdos inovadores, não somente a aplicação dos esportes como conteúdo. O fator motivação também é importante para um bom andamento das aulas e interesse dos alunos durante as práticas. Conclusão: De acordo com os objetivos propostos para esta pesquisa, que eram verificar os fatores que interferem na participação dos alunos nas aulas de educação física, constatou-se que as razões que interferem na não participação são: a não diversificação dos conteúdos, falta de aulas diferenciadas e aulas motivadoras. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/13831
Collections
  • Educação Física – Licenciatura [29]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV