Fatores que interferem na participação das aulas de Educação Física escolar e que promovam a prática de atividade física para além da escola
Visualizar/ Abrir
Data
2024-08-31Autor
Boeni, Letícia Fernanda
Orientador
Maciel, Rochele Andreazza
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Introdução: Atualmente a falta da prática de atividades físicas vem sendo um grande problema no cotidiano escolar. Nesse sentido, esse estudo busca discutir a relevância da educação física escolar, bem como, afirmar o papel de trabalhar aspetos que envolvem a saúde com os escolares, a fim de promover uma rotina saudável na vida diária. Diante disso, esse trabalho, contempla a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I e II, no Curso de Licenciatura em Educação Física, na Universidade de Caxias do Sul, que estuda sobre a participação nas aulas de educação física no Ensino Fundamental- Anos finais. Objetivos: O objetivo geral consiste em verificar os fatores que interferem na participação dos alunos do Ensino Fundamental ? Anos finais nas aulas de Educação Física e que promovem a prática de atividade física para além da escola. Materiais e métodos: A pesquisa é caracterizada pelo método qualitativo e quantitativo. A coleta de dados foi através de um questionário. A partir das informações
obtidas pelo questionário, foi feita uma análise dos dados e construção de gráficos para interpretação e apresentação de resultados. Resultados: Verificou-se que os principais fatores que interferem na participação dos alunos nas aulas de Educação Física estão relacionados com a atuação dos professores, evidenciando aspetos como a falta de uma proposta para aulas diversificadas e conteúdos inovadores, não somente a aplicação dos esportes como conteúdo. O fator motivação também é importante para um bom andamento das aulas e interesse dos alunos durante as práticas. Conclusão: De acordo com os objetivos propostos para esta pesquisa, que eram verificar os fatores que interferem na participação dos alunos nas aulas de educação física, constatou-se que as razões que interferem na não participação são: a não diversificação dos conteúdos, falta de aulas diferenciadas e aulas motivadoras. [resumo fornecido pelo autor]