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dc.contributor.advisorConte, Raquel Furtado
dc.contributor.authorCichelero, Cintia
dc.contributor.otherRech, Karen
dc.contributor.otherLorenzi, Fabiane Langon
dc.date.accessioned2024-09-25T18:24:31Z
dc.date.available2024-09-25T18:24:31Z
dc.date.issued2024-08-30
dc.date.submitted2022-11-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13838
dc.descriptionA infância é a base onde formamos nossa personalidade. Ter um lar que possa oferecer amor e carinho é de suma importância para que os processos de maturação possam se desenvolver de forma saudável. Geralmente, os transtornos encontrados em jovens adultos, têm suas raízes ainda na infância, porém, cabe ao profissional saber diferenciar o limiar entre comportamentos esperados para tal idade e o que está se tornando patológico. Este estudo pretende abordar a função parental e a sua correlação com os transtornos disruptivos na infância, mais especificamente, o Transtorno de Oposição Desafiante e o Transtorno de Conduta. Para tal, foram utilizados estudos de Winnicott, que traz o conceito de mãe suficientemente boa e a tendência antissocial como principal foco a ser estudado, as falhas ambientais e parentais também fazem parte da constituição da personalidade daquela criança. Pensando em atrelar a teoria com a prática, o delineamento desse estudo foi feito de forma qualitativa, caracterizando a pesquisa como exploratória com caráter interpretativo, para isso, foi utilizado o filme Precisamos falar sobre o Kevin, que traz à luz uma relação desfavorável de um adolescente com sua mãe. O filme foi dividido em cenas, organizadas através de uma tabela para a tomada de notas. As cenas foram divididas em duas grandes categorias, denominadas de Falhas Ambientas e Aspectos Subjetivos de Kevin. A primeira categoria se refere em como essas falhas impactaram no desenvolvimento emocional de Kevin, sendo essas, divididas em duas subcategorias, os Aspectos Maternos e os Aspectos Paternos. A segunda categoria se refere aos Aspectos Subjetivos de Kevin, que é a somatória das falhas ambientais, juntamente com as necessidades que ele sentia em ter alguém para facilitar seus processos de desenvolvimento, o que resultou em comportamentos desafiadores e de conduta por parte do garoto. Essa categoria foi dividida nas subcategorias Comportamento Desafiador e Conduta Agressiva. Posteriormente, foi feita a análise e significação dos resultados, sendo então, usada a estratégia de emparelhamento com sua interpretação de forma qualitativa.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectWinnicott, Donald Woods, 1896-1971pt_BR
dc.subjectDistúrbios de conduta em criançaspt_BR
dc.subjectTranstornos do controle de impulsospt_BR
dc.subjectTranstorno desafiador opositivo em criançaspt_BR
dc.subjectTranstorno desafiador opositorpt_BR
dc.titleEspecificidades da função parental no transtorno desafiador e de conduta na infânciapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Psicologiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2022-11-30


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