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dc.contributor.advisorKucera, Sérgio da Silva
dc.contributor.authorDemicheli, Marina
dc.contributor.otherLinzmaier, Paulo Roberto
dc.contributor.otherGrison, Vagner
dc.date.accessioned2024-10-29T13:57:18Z
dc.date.available2024-10-29T13:57:18Z
dc.date.issued2024-09-07
dc.date.submitted2021-07-16
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13915
dc.descriptionEste trabalho teve como finalidade a avaliação estrutural de uma proposta de trem de pouso padrão para uma aeronave radio controlada da competição SAE Brasil Aerodesign. De todas as etapas da missão a ser realizada, a mais crítica é a aterrissagem, pois se o dimensionamento do trem de pouso não estiver de acordo com as solicitações, são grandes as chances de danificar completamente a estrutura da aeronave. Além da resistência, o trem de pouso ideal precisa ser leve, impactando o mínimo possível no peso da carga que o avião poderá carregar durante o voo, e ter uma geometria simples, para permitir que seu conceito seja facilmente aplicável a uma nova aeronave. Isso também proporciona a equipe mais tempo para se dedicar a outras etapas do projeto. Para as principais definições da aeronave, foram verificadas as referências aplicáveis. Foi então realizado o estudo com três modelos de materiais compósitos laminados distintos, por meio de simulações numéricas através do Método dos Elementos Finitos, com um software desenvolvido para materiais ortotrópicos. Com ele verificou-se o deslocamento de cada modelo e a previsão de falha pelo critério de Tsai-Wu. Nos resultados, considerando o pouso em apenas uma roda do trem principal, uma aeronave com peso de cerca de 136 N e um fator de carga de 2,67, o melhor resultado foi verificado no modelo com fibra de carbono unidirecional, que obteve um deslocamento vertical de 31,9 mm na condição dinâmica, fator de segurança do critério de falha de Tsai-Wu de 0,86, variação do ângulo de incidência da asa de 1,41° e redução de massa de 53,5%, em comparação com o modelo rígido do ano anterior. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis work had as purpose the structural evaluation of a proposal of a standard landing gear for a radio controlled aircraft of the SAE Brasil Aerodesign competition. Of all the stages of the mission to be carried out, the most critical is the landing, because if the dimensioning of the landing gear is not in accordance with the requirements, the chances of completely damaging the aircraft structure are high. In addition to strength, the ideal landing gear needs to be light, impacting as little as possible on the weight of the cargo that the plane can carry during flight, and have a simple geometry, to allow its concept to be easily applicable to a new aircraft. This also gives the team more time to spend on other stages of the project. For the main definitions of the aircraft, the applicable references were verified. The study was then carried out with three models of different laminated composite materials, through numerical simulations using the Finite Element Method, with a software developed for orthotropic materials. With it, the displacement of each model and the failure prediction by the Tsai-Wu criterion were verified. In the results, considering the landing on only one wheel of the main train, an aircraft weighing about 136 N and a load factor of 2.67, the best result was verified in the unidirectional carbon fiber model, which obtained a displacement vertical of 31.9 mm in dynamic condition, safety factor of the Tsai-Wu failure criterion of 0.86, wing incidence angle variation of 1.41° and mass reduction of 53.5%, in comparison with the rigid model from the previous year. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectAeronavespt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.titleAvaliação estrutural de uma proposta de trem de pouso padrão aplicada a uma aeronave radio controlada da competição SAE Brasil aerodesignpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameEngenharia Mecânica - Bachareladopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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