Uma história alimentar, religiosa e global : a comunidade turca de Caxias do Sul e o Halal
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Data
2024-11-22Autor
Araujo, Marcelo Vinicius
Orientador
Lia, Cristine Fortes
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O século XXI foi inaugurado com um evento fundamental para sua compreensão em diversas escalas, especialmente no que se propõe a entender sobre as relações entre os povos do Oriente e do Ocidente, o ataque às Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova Iorque. As relações ao longo do primeiro quarto deste século tornaram-se significativamente fundamentadas em preconceitos, atos hostis por estados ou por grupos terroristas, desenvolvendo uma imagem e uma mentalidade global acerca de uma separação entre o mundo muçulmano e um mundo cristão ocidental. Todavia, essas relações se estabelecem por meio de circunstâncias mais dinâmicas, além dos oficiais, e é através destas relações que podemos identificar o ponto de contato concreto entre as diferentes culturas neste mundo: um contato humano, envolto em complexidades políticas, religiosas e culturais, que desenvolve no cotidiano das pessoas envolvidas as bases para sua identidade em um mundo global. Objetiva-se, portanto, através deste trabalho de pesquisa, identificar, por meio da observação das experiências da comunidade turca que vive na cidade de Caxias do Sul, as relações e as construções da identidade desta comunidade muçulmana, através da busca pelo alimento halal no seu cotidiano. Utilizando-se de conceitos interdisciplinares encontrados nas ciências políticas e nas humanidades, a rede complexa que o fluxo migratório dinâmico do século XXI, as relações internacionais complexas do contexto e a história oral identificam as sensibilidades das experiências dos indivíduos. Com base neste estudo, construiu-se uma proposta de relação dinâmica com a população a fim de proporcionar uma compreensão dos conceitos complexos, através da dinâmica tecnológica da atualidade por intermédio de aplicativos de comunicação multimidiática, prevalecendo a experiência da comunidade turca em uma relação local-global, considerando que o ensino de história pode se revelar através das mais diversas formas para além da tradicional educação formal. [resumo fornecido pelo autor]