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dc.contributor.advisorTelli, Giovani Dambros
dc.contributor.authorGiacobbo, Victor Gostenski
dc.contributor.otherVieceli, Alexandre
dc.contributor.otherZeilmann, Rodrigo Panosso
dc.date.accessioned2025-01-16T14:32:59Z
dc.date.available2025-01-16T14:32:59Z
dc.date.issued2024-12-09
dc.date.submitted2024-12-03
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14106
dc.descriptionA grande preocupação da indústria automotiva, devido ao crescente aumento da poluição ambiental, gerou a necessidade de criar carros com propulsão alternativa. O carro elétrico surgiu como uma solução para controlar a poluição, uma vez que não utiliza combustíveis fósseis provenientes de petróleo. Contudo, a utilização dessas novas baterias trouxe desafios contemporâneos para a engenharia, especialmente as baterias de íon-lítio, que apresentam limitações devido à sensibilidade à temperatura, exigindo um resfriamento adequado. Este trabalho apresentou um estudo focado nas baterias, utilizando um caso distinto da literatura, que demonstrou ganhos significativos. Também foram propostos novos modelos de ramificação para mitigar essa limitação térmica, com base em dados de simulações realizadas por software. Embora os testes realizados não tenham mostrado a eficiência esperada em comparação com o estudo de referência, os resultados obtidos proporcionaram uma compreensão mais profunda das limitações atuais das soluções de resfriamento para baterias de íon-lítio. O trabalho apresentou diferentes resultados de temperatura tanto para a bateria quanto para o fluido refrigerante, com o modelo base alcançando 34,51°C na bateria e 31,78°C no fluido. Nos modelos alternativos, o primeiro conceito obteve 42,91°C na bateria e 41,84°C no fluido, o segundo conceito atingiu 42,93°C na bateria e 41,80°C no fluido, enquanto o terceiro conceito registrou 41,47°C na bateria e 39,81°C no fluido. Esses resultados, quando comparados ao modelo base, evidenciam a importância de utilizar um número maior de canais de resfriamento para alcançar melhor eficiência e um desempenho térmico mais adequado [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe growing concern of the automotive industry, due to the increasing environmental pollution, has created the need to develop cars with alternative propulsion. The electric car emerged as a solution to control pollution, as it does not use fossil fuels derived from petroleum. However, the use of these new batteries has presented contemporary challenges for engineering, especially lithium-ion batteries, which have limitations due to temperature sensitivity, requiring adequate cooling. This study focused on batteries, using a case distinct from the literature, which showed significant gains. New branching models were also proposed to further mitigate this temperature limitation, based on data from simulations performed using software. Although the tests did not show the expected efficiency when compared to the reference study, the results provided a deeper understanding of the current limitations of cooling solutions for lithium-ion batteries. The work presented different temperature results for both the battery and the coolant fluid, with the base model reaching 34.51°C in the battery and 31.78°C in the fluid. In the alternative models, the first concept reached 42.91°C in the battery and 41.84°C in the fluid, the second concept reached 42.93°C in the battery and 41.80°C in the fluid, while the third concept recorded 41.47°C in the battery and 39.81°C in the fluid. These results, when compared to the base model, highlight the importance of using a greater number of cooling channels to achieve better efficiency and a more adequate thermal performance. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectAutomóveis elétricospt_BR
dc.subjectBaterias de íons de lítio - Resfriamentopt_BR
dc.titleAnálise de um sistema de resfriamento térmico para baterias de veículos elétricospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2025-02-03


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