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Expressão da tristeza na contemporaneidade: questionamentos quanto ao equilíbrio psíquico
dc.contributor.advisor | Cemin, Tânia Maria | |
dc.contributor.author | Scherer, Tânia Zeferino | |
dc.contributor.other | Marcon, Silvana Regina Ampessan | |
dc.contributor.other | Sager, Fabio | |
dc.date.accessioned | 2025-01-22T17:24:42Z | |
dc.date.available | 2025-01-22T17:24:42Z | |
dc.date.issued | 2024-12-04 | |
dc.date.submitted | 2024-11-29 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/14130 | |
dc.description | Dentre as diversas emoções que conduzem as reações do sujeito ao longo da vida, a tristeza tem papel essencial no equilíbrio psíquico. Sob a ótica da psicanálise freudiana destaca-se a importância da tristeza e da frustração para estruturação psíquica e o desenvolvimento saudável do sujeito. Todavia, sua expressão social vem sendo frequentemente suprimida com a ascensão da alegria. Dessa forma, o objetivo geral deste estudo é identificar possíveis repercussões no equilíbrio psíquico em função da diminuição da expressão da tristeza na contemporaneidade. Foram abordados tópicos que descrevem as emoções básicas, priorizando a alegria e a tristeza, além do entendimento sobre a participação da tristeza na estruturação psíquica pelo viés psicanalítico da castração, perda e frustração. O estudo também faz relações com a civilização e reflexões sobre a tristeza na contemporaneidade. Optou-se por um método de delineamento qualitativo, exploratório, descritivo e interpretativo. Para tal análise, teve como fonte o filme de animação "Divertida Mente (Inside Out)", que permite acompanhar a experiência emocional dos personagens, tendo maior ênfase nas emoções da menina Riley. Considera-se que o filme retrata algumas repercussões psíquicas e comportamentais em função da falta de expressão de tristeza. Como instrumento foi elaborada uma tabela com categorias definidas a posteriori, a partir do modelo aberto, utilizando-se da estratégia de emparelhamento em uma análise de conteúdo. Foram selecionadas 18 cenas organizadas em três categorias: 1) Riley diante das perdas 2) Ambiente familiar como promotor de acolhimento e validação emocional 3) Socialização emocional no âmbito escolar. A discussão buscou relacionar a teoria freudiana com o conteúdo das cenas selecionadas do filme, refletindo sobre a relação de Riley com a própria emoção negativa. Como considerações finais, identifica-se que suprimir a tristeza pode ser danoso para o sujeito, devendo ser ressaltada a importância das experiências de perda e frustração para fortalecimento e desenvolvimento do aparelho psíquico, além da necessidade de um espaço social que promova segurança psicológica e autoconhecimento emocional. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | zh | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Emoções | pt_BR |
dc.subject | Tristeza | pt_BR |
dc.subject | Socialização | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.title | Expressão da tristeza na contemporaneidade: questionamentos quanto ao equilíbrio psíquico | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Psicologia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2024-12-03 |
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Psicologia - Bacharelado [260]