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dc.contributor.advisorCemin, Tânia Maria
dc.contributor.authorScherer, Tânia Zeferino
dc.contributor.otherMarcon, Silvana Regina Ampessan
dc.contributor.otherSager, Fabio
dc.date.accessioned2025-01-22T17:24:42Z
dc.date.available2025-01-22T17:24:42Z
dc.date.issued2024-12-04
dc.date.submitted2024-11-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14130
dc.descriptionDentre as diversas emoções que conduzem as reações do sujeito ao longo da vida, a tristeza tem papel essencial no equilíbrio psíquico. Sob a ótica da psicanálise freudiana destaca-se a importância da tristeza e da frustração para estruturação psíquica e o desenvolvimento saudável do sujeito. Todavia, sua expressão social vem sendo frequentemente suprimida com a ascensão da alegria. Dessa forma, o objetivo geral deste estudo é identificar possíveis repercussões no equilíbrio psíquico em função da diminuição da expressão da tristeza na contemporaneidade. Foram abordados tópicos que descrevem as emoções básicas, priorizando a alegria e a tristeza, além do entendimento sobre a participação da tristeza na estruturação psíquica pelo viés psicanalítico da castração, perda e frustração. O estudo também faz relações com a civilização e reflexões sobre a tristeza na contemporaneidade. Optou-se por um método de delineamento qualitativo, exploratório, descritivo e interpretativo. Para tal análise, teve como fonte o filme de animação "Divertida Mente (Inside Out)", que permite acompanhar a experiência emocional dos personagens, tendo maior ênfase nas emoções da menina Riley. Considera-se que o filme retrata algumas repercussões psíquicas e comportamentais em função da falta de expressão de tristeza. Como instrumento foi elaborada uma tabela com categorias definidas a posteriori, a partir do modelo aberto, utilizando-se da estratégia de emparelhamento em uma análise de conteúdo. Foram selecionadas 18 cenas organizadas em três categorias: 1) Riley diante das perdas 2) Ambiente familiar como promotor de acolhimento e validação emocional 3) Socialização emocional no âmbito escolar. A discussão buscou relacionar a teoria freudiana com o conteúdo das cenas selecionadas do filme, refletindo sobre a relação de Riley com a própria emoção negativa. Como considerações finais, identifica-se que suprimir a tristeza pode ser danoso para o sujeito, devendo ser ressaltada a importância das experiências de perda e frustração para fortalecimento e desenvolvimento do aparelho psíquico, além da necessidade de um espaço social que promova segurança psicológica e autoconhecimento emocional. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isozhpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectTristezapt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.titleExpressão da tristeza na contemporaneidade: questionamentos quanto ao equilíbrio psíquicopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Psicologiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2024-12-03


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