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dc.contributor.advisorLhullier, Cristina
dc.contributor.authorMontagna, Ianka
dc.contributor.otherMarcon, Silvana Regina Ampessan
dc.contributor.otherGodoy, Rossane Frizzo de
dc.date.accessioned2025-01-23T18:38:12Z
dc.date.available2025-01-23T18:38:12Z
dc.date.issued2024-12-13
dc.date.submitted2024-11-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14154
dc.descriptionA realidade de crianças e adolescentes, que sofrem abuso sexual dentro ou fora do ambiente familiar, necessita de um olhar acolhedor dos profissionais da psicologia. Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo geral descrever possíveis intervenções do profissional da psicologia na prevenção do abuso sexual infanto-juvenil. E teve como objetivos específicos: elaborar um panorama a respeito das possíveis causas, dinâmicas e repercussões do abuso sexual infanto-juvenil no contexto brasileiro, descrever a rede de apoio às crianças e aos adolescentes vítimas e/ou sobreviventes de abuso sexual no contexto brasileiro e elaborar um panorama de estratégias baseadas na psicologia como ciência para a identificação precoce e o manejo dos casos de abuso sexual infanto-juvenil. Os tópicos da revisão da literatura foram organizados de modo a responder os objetivos específicos. O delineamento escolhido foi uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Como fonte, foram selecionados nove artigos, sendo quatro empíricos e cinco de revisão de literatura, hospedados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online e Periódicos de Psicologia, publicados entre 2013 e 2022. Como instrumento foi realizado um fichamento das fontes com base nos seguintes itens em comum: título, autores, ano de publicação, periódico, objetivo, recomendações para a prática do profissional de psicologia. Para os artigos empíricos, foram fichados participantes, tipo de pesquisa e resultados. E para os artigos de artigos de revisão de literatura, foram fichados tipos de pesquisa e resultados. Os resultados foram organizados seguindo a estrutura da ficha de documentação. A discussão identificou a inserção do profissional da psicologia em três contextos diferentes: programas de atendimento às vítimas de abuso com financiamento público, serviços públicos e prática privada. No primeiro, destaca-se a atuação do profissional de psicologia inserido em uma rede multiprofissional. No segundo, o profissional da psicologia acolhe e encaminha as crianças e adolescentes aos órgãos competentes, visando a proteção e a garantia de seus direitos. E, no terceiro, esse profissional pode utilizar estratégias de intervenção, tais como a análise infantil, a hospitalidade e o brincar compartilhado. Foi possível perceber a atuação do profissional da psicologia no que tange às intervenções nos casos de abuso sexual infanto-juvenil, mas também lacunas tais como a falta de intervenções em saúde mental e as limitações de atuação na clínica privada. Conclui-se que a investigação permitiu uma compreensão dos fatores físicos, psicológicos e sociais envolvidos na dinâmica do abuso sexual infanto-juvenil. Com base nessa compreensão, os profissionais da psicologia podem desenvolver intervenções que promovam o acolhimento, o desenvolvimento de estratégias e a proteção à vítima. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectCrime sexualpt_BR
dc.subjectCrime contra as criançaspt_BR
dc.subjectAssistência a menorespt_BR
dc.subjectCrianças - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectAdolescentes - Aspectos psicológicospt_BR
dc.titleIntervenções do profissional da psicologia e prevenção do abuso sexual infanto-juvenilpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Psicologiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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