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Possíveis repercussões comportamentais, emocionais e sociais em adolescentes com uso problemático da internet
dc.contributor.advisor | Lhullier, Cristina | |
dc.contributor.author | Schwengber, Renata de Limas | |
dc.contributor.other | Cemin, Tânia Maria | |
dc.contributor.other | Godoy, Rossane Frizzo de | |
dc.date.accessioned | 2025-01-24T19:09:02Z | |
dc.date.available | 2025-01-24T19:09:02Z | |
dc.date.issued | 2024-12-11 | |
dc.date.submitted | 2024-11-27 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/14165 | |
dc.description | A adolescência contemporânea encontra-se inserida nas tecnologias digitais como forma de comunicação e de entretenimento. O uso problemático da internet refere-se à utilização excessiva ou compulsiva dessa tecnologia, com interferências na vida diária, no comportamento, nas emoções e nos relacionamentos sociais. Este trabalho tem como objetivo geral identificar possíveis repercussões comportamentais, emocionais e sociais em adolescentes com uso problemático da internet. Os objetivos específicos são: caracterizar a adolescência em seus aspectos biopsicossociais; descrever a relação dos adolescentes com as tecnologias digitais na contemporaneidade; elaborar um breve panorama das tecnologias digitais disponíveis na contemporaneidade e conceituar o uso problemático da internet. A revisão da literatura foi organizada de modo a responder os objetivos específicos propostos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com caráter exploratório e interpretativo. Como fontes, utilizou-se sete vídeos hospedados na plataforma YouTube, postados entre os anos de 2019 e 2024, nos quais profissionais das áreas da saúde e da educação descreviam o uso da internet por crianças e adolescentes na contemporaneidade. Foi elaborada uma tabela para descrever, organizar e categorizar os trechos selecionados dos vídeos. A interpretação dos dados foi realizada pela análise de conteúdo de Laville e Dionne em um modelo de categorização misto e com a estratégia de emparelhamento das informações. Destaca-se que, nos vídeos analisados, observou-se que a fase da adolescência costuma ser abordada juntamente com a fase da infância ou agregada à adultez jovem. Nos resultados, são enfatizados os distúrbios de regulação do sono, percepção da autoimagem, reações de agressividade, irritabilidade, depressão, ansiedade, alterações de humor e isolamento social. Relatou-se a relação entre dopamina e prazer e indicou-se a ausência de pensamento crítico e reflexivo nos adolescentes como decorrência do uso problemático de internet. Este não se limita à quantidade de tempo de tela, mas também os prejuízos percebidos na vida diária. Destaca-se a relevância da mediação dos pais/cuidadores junto aos adolescentes durante o acesso às redes, evidenciando que o melhor caminho para evitar o uso problemático da internet é manter um bom canal de comunicação com vistas a oferecer um espaço de confiança e de orientação. Finaliza-se, sugerindo que os profissionais da psicologia possam contribuir com produções audiovisuais de cunho científico a fim de colaborar com conteúdos com referências técnicas e específicas a respeito das temáticas do uso problemático e do uso responsável da internet. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Psicologia do adolescente | pt_BR |
dc.subject | Internet e adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes - Aspectos psicológicos | pt_BR |
dc.title | Possíveis repercussões comportamentais, emocionais e sociais em adolescentes com uso problemático da internet | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Psicologia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
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Psicologia - Bacharelado [266]