dc.contributor.advisor | Costa, Carlos Alberto | |
dc.contributor.author | Frey, Eduardo Henrique | |
dc.contributor.other | Milan, Gabriel Sperandio | |
dc.contributor.other | Gonçalves, Roberto Birch | |
dc.contributor.other | Cassel, Ricardo Augusto | |
dc.date.accessioned | 2014-05-06T12:43:33Z | |
dc.date.available | 2014-05-06T12:43:33Z | |
dc.date.issued | 2014-05-06 | |
dc.date.submitted | 2012-08-03 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/141 | |
dc.description | A produção é o ambiente, dentro de uma organização, onde parte de seu conhecimento e de
sua competência é validada e convertida, com impacto direto no produto final. Buscar
qualidade e eficiência nos produtos requer esforço sustentado por estratégias desdobradas em
todos os níveis da empresa. O planejamento de produção é estratégico e sustentado por
processos anteriores que iniciam com a análise da demanda e o cálculo da capacidade
produtiva. Esta pesquisa apresenta um estudo sobre as formas de apoio dada pela Tecnologia
da Informação (TI) dentro do modelo Sales and Operations Planning (S&OP) ou
Planejamento de Vendas e Operações, para propiciar um processo mais ágil e seguro de
planejamento. Para tanto, um modelo referencial do S&OP foi selecionado e utilizado como
base para identificar as etapas do processo, que são: levantamento dos dados históricos,
planejamento da demanda, planejamento da produção, reunião preliminar, reunião executiva.
A pesquisa analisou como a TI pode atuar no processo S&OP através de quatro dimensões:
análise do nível de maturidade do processo S&OP, os resultados e fraquezas do S&OP,
atividades que podem ser apoiadas por TI e análise do cenário futuro do S&OP com a
colaboração de TI. O estudo foi realizado por meio do método de estudo de múltiplos casos
em empresas do mercado de máquinas agrícolas localizadas no Rio Grande do Sul. A coleta
de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais em profundidade, semiestruturadas,
mediante a aplicação de um roteiro de questões direcionadas aos gerentes e supervisores das
unidades de negócio, aos responsáveis pela estratégia de produção e aos líderes da manufatura
e planejamento das empresas. O instrumento de pesquisa permitiu identificar como o S&OP
pode ser apoiado pela área de TI, por meio de interfaces para automatização da extração de
dados, bem como a formatação dos dados para minimizar o tempo gasto na preparação da
informação e assim maximizar a análise dos resultados para tomada de decisão. | pt_BR |
dc.description.abstract | Production is the environment within an organization, where part of his knowledge and
expertise is validated and converted, with direct impact on your final product. Product quality
and efficiency requires effort based on strategies deployed at all levels of the company. The
production planning is strategic and sustained by previous processes that begin with demand
analysis and calculation of production capacity. This research presents a study to identify
forms of support provided by Information Technology (IT) to Sales and Operations Planning
(S&OP), to provide agile and accurate planning. For this purpose, a reference model of the
S&OP was selected and used as a basis for identifying the process steps, which are: a survey
of historical data, demand planning, production planning, preliminary meeting, executive
meeting. The research identified how IT can act in the S&OP through four dimensions:
analysis of the level of process maturity S&OP, the results and weaknesses of S&OP,
activities that can be supported by IT and analysis of the S&OP future scenario in
collaboration with IT. It was applied the method of multiple cases in a group of agricultural
machinery companies located in Rio Grande do Sul. Data collection was performed with indepth
interviews within a semi-structured approach by applying a list of questions directed to
supervisors and managers of the business units, responsible for product strategy and planning
and manufacturing leaders. The survey instrument identified as the S&OP can be supported
by IT, by developing an interface to automate the extraction of data as well as data formatting,
to minimize the time spent in preparing the information and thus maximizing the results
analysis for making decision. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Vendas - Administração | pt_BR |
dc.subject | Administração da produção | pt_BR |
dc.subject | Logística empresarial | pt_BR |
dc.subject | Administração de empresas | pt_BR |
dc.title | Influência da tecnologia da informação no processo de planejamento de vendas e operações : um estudo de múltiplos casos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6880976383595771 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | FREY, E. H. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |