Fatores psicossociais e saúde mental relacionados ao contexto de trabalho do docente de ensino fundamental
Data
2025-02-01Autor
Tatsch, Sabrina
Orientador
Madalozzo, Magda Macedo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Os docentes do Ensino Fundamental representam uma significativa parcela dos profissionais da educação no Brasil. As mudanças que vêm ocorrendo ao longo dos anos na educação, com reformas educacionais, reestruturação do ensino, geraram uma intensificação do trabalho docente colocando em risco a saúde desses trabalhadores e a qualidade da educação. A profissão docente é considerada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), como uma das mais estressantes a nível mundial. O estresse laboral pode ser decorrente dos fatores psicossociais do trabalho que afetam o estado psicológico e as relações sociais das pessoas nas organizações e influenciam a saúde integral do trabalhador. Esta pesquisa analisou os fatores psicossociais do trabalho (de risco e de proteção) que influenciam na saúde mental do docente no contexto da organização escolar de Ensino Fundamental. O método utilizado foi misto de abordagem sequencial explanatória transversal. A pesquisa quantitativa se deu através do instrumento Health Safety Executive - Indicator Tool- HSE-IT e a pesquisa qualitativa por meio de grupos focais. Os participantes foram docentes dos Anos iniciais e dos Anos finais do Ensino Fundamental de um município de médio porte do interior do Rio Grande do Sul. Os resultados
decorrentes da análise quantitativa evidenciaram que as dimensões "demandas", "controle", "apoio da chefia" foram pontuadas com maior fator de risco de estresse, embora com percentuais abaixo de 30,20% e sem diferença estatisticamente significativa. As dimensões "apoio dos colegas", "cargo", "relacionamentos" e "comunicação e mudanças" apresentaram menor fator de risco de estresse, não ultrapassando o percentual de 8,70% e sem diferença estatisticamente significativa. Os resultados da análise qualitativa derivada dos grupos focais evidenciaram fatores psicossociais de proteção no trabalho docente, tais como: "apoio dos colegas, "apoio da chefia", "contexto saudável da escola", "competências socioemocionais", "identificação" "autoeficácia", "valorização" e "recompensa". Em contrapartida, há também a existência de fatores psicossociais de risco, como: "excesso de demandas", "apoio precário", "efeitos negativos do estresse docente", "normalização da precarização do trabalho docente", "carência de conhecimentos sobre fatores humanos na formação docente" e "desenvolvimento da liderança precário". Entende-se que o presente estudo possa contribuir para fomentar o debate e alcançar uma maior consciência, gerando ações de prevenção que potencializem os fatores de proteção à saúde mental dos docentes e a redução dos riscos, além de favorecer para o fortalecimento de organizações escolares saudáveis. Por fim, a contribuição dessa pesquisa é a elaboração de dois produtos técnicos: o recurso pedagógico multimídia "Fatores psicossociais no contexto de trabalho docente" e a proposta de uma disciplina curricular obrigatória para os cursos superiores de licenciatura com o título "Fatores psicossociais no contexto de trabalho docente". O intuito desses produtos técnicos é promover o conhecimento científico e fomentar práticas de prevenção ao adoecimento docente e promoção da saúde mental. [resumo fornecido pelo autor]