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Fatores psicossociais de proteção na relação professor e estudante a partir da pandemia de Covid-19

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Dissertacao Uelinton de Oliveira Canedo.pdf (2.047Mb)
Dissertacao Uelinton de Oliveira Canedo.pdf (593.6Kb)
Data
2025-02-04
Autor
Canedo, Uelinton de Oliveira
Orientador
Madalozzo, Magda Macedo
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O relacionamento professor e estudante é objeto de estudo nas áreas da psicologia e da educação. Com o advento da pandemia Covid-19, houve significativas mudanças nessa relação. Esta pesquisa objetiva analisar fatores psicossociais de proteção que fortalecem a relação professor e estudante, a partir da pandemia Covid19, na percepção de professores do anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa tem abordagem quantitativa, de caráter exploratório e transversal. Partciparam da pesquisa vinte e quatro professores, de quatro escolas da rede particular de ensino da cidade de Caxias do Sul - RS, que responderam a dois questionários cada. Os dados foram coletados a partir da aplicação da Escala de Relacionamento Professor-Aluno (ERPA). A análise dos dados se deu através do software SPSS® (Statistical Package for the Social Science, IBM® SPSS® Statistics v.21), desenvolvido pela IBM®. Fatores psicossociais de proteção no trabalho e a Psicologia Positiva são os principais pilares teóricos que sustentaram a pesquisa. Como resultado identificou-se o afeto, conforto e confiança, contato físico e afetivo, elogio, reforço positivo, sinergia e acolhimento como fatores psicossociais protetivos que contribuem para fortalecer a relação professor e estudante dos anos finais do Ensino Fundamental, a partir da pandemia de Covid-19. Entendeu-se que uma boa relação professor e estudante tem baixo índice de conflito e alto indice de sentimentos positivos, e isso traz reflexões para profissionais da educação e da psicologia, além da consciência de elementos que facilitem o fazer laboral do docente. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14216
Collections
  • Mestrado Profissional em Psicologia [42]

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