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dc.contributor.advisorCescon, Everaldo
dc.contributor.authorFrizzo, Fábio André
dc.contributor.otherFarias, André Brayner de
dc.contributor.otherGimenez, Juliano Rodrigues
dc.contributor.otherOliveira, Jelson Roberto de
dc.contributor.otherNodari, Paulo César
dc.contributor.otherCescon, Everaldo
dc.date.accessioned2025-02-25T18:33:02Z
dc.date.available2025-02-25T18:33:02Z
dc.date.issued2025-02-25
dc.date.submitted2024-11-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14291
dc.descriptionEsta pesquisa tem por objetivo defender a tese de que uma justiça intergeracional entre gerações não contemporâneas, além de ser necessária, pode estar mais bem assentada em uma teoria ética fundacionista transcendental do que em teorias de natureza coerentista que tentam escapar, sobremaneira, do apelo à metafísica. A hipótese principal é de que a teoria da responsabilidade do filósofo Hans Jonas se apresenta como uma alternativa a esse propósito. O esforço, ao longo deste trabalho, está direcionado à produção de argumentos que colaborem, na sustentação desta tese. Neste percurso, vale-se predominantemente do método dialético e do hermenêutico. É dialético, na medida em que se coloca em contraposição duas vertentes do pensamento filosófico - as que são supostamente contrárias à ideia de uma justiça desse alcance temporal e as que são a favor - e, também, na medida em que são confrontadas essas posições que são a favor, mas, que diferem em suas formas de fundamentação, a saber, a forma coerentista e a fundacionista. É hermêneutico, pelo fato que se busca extrair a interpretação mais acertada possível dos referenciais teóricos utilizados, em especial, os pensamentos de Hans Jonas e de John Rawls. Assim, no primeiro capítulo procura-se analisar a real necessidade de uma justiça intergeracional, a partir de um juízo tendenciosamente crítico aos posicionamentos filosóficos, políticos, econômicos e tecno-científicos, que influenciam em grande medida o comportamento humano atual e que, por uma perspectiva pessimista, representam forte ameaça às futuras gerações e à própria ideia de uma justiça intergeracional aplicável. No segundo capítulo, promove-se uma crítica à teoria supostamente coerentista de Rawls, a fim de apontar suas fragilidades, no que tange ao seu emprego bem intencionado ao contexto intertemporal. O objetivo nesse capítulo é promover um diálogo com Jonas (tese) e fazer um contraponto a Rawls (antítese). O filósofo americano é autor da teoria da justiça da equidade, considerada, atualmente, por boa parte do meio acadêmico, como sendo a mais efetiva base de cunho coerentista direcionada ao contexto intergeracional. A ideia é contestar a sua potencialidade e mostrar algumas de suas deficiências e lacunas, no sentido de reforçar a possibilidade de outra alternativa teórica, pautada em uma ética de inclinação metafísica. Por fim, no último capítulo, tenta-se fortalecer a teoria de Jonas como uma escolha contundente à problemática da fundamentação e da efetividade de uma justiça intergeracional. Nesse sentido, a hipótese que se anuncia é a de que a forma mais promissora de garantir, minimamente, que não se cometa injustiças entre gerações, em especial às do futuro, é aquela que promove uma maior garantia da continuidade da experiência da vida. Para além da existência física, o que está em jogo é, sobretudo, a continuidade da ideia de homem, de um ser que já é humano, livre, consciente e responsável. A prevalência do ser sobre o não-ser ocorre, porque o ser é algo naturalmente bom, que se realiza, historicamente, e, independentemente, da vontade do homem. Por isso, a vida é um bem valoroso, objetivo, que implica a exigência de uma responsabilidade que deve ser assumida pelo único ser que pode agir conscientemente, livremente e, portanto, responsavelmente sobre o mundo. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to defend the thesis that an intergenerational justice between non-contemporary generations, in addition to being necessary, may be better based on a foundational ethical theory transcendental than on theories of coherentist nature that try to escape, above all, the appeal to metaphysics.The main hypothesis is that the theory of responsibility of the philosopher Hans Jonas presents itself as an alternative to this purpose. The effort, throughout this work, is directed to the production of arguments that collaborate in support of this thesis. In this path, he predominantly uses dialectical and hermeneutic methods. It is dialectical, insofar as it seeks to oppose two strands of philosophical thought - those that are supposedly contrary to the idea of a justice of this temporal scope and those that are in favor - and, also, to the extent that those positions that are in favor are confronted, but which differ in their forms of reasoning, namely, the coherentist and the foundationalist. It is also Hermeneutical, insofar as it is intended to extract the most precise interpretation possible from the theoretical references used, in particular, the thoughts of Hans Jonas and John Rawls. Thus, the first chapter seeks to analyze the real need for intergenerational justice, based on a biased critical judgment of philosophical, political, economic and techno-scientific positions, which greatly influence current human behavior and which, from a pessimistic perspective, represent a strong threat to future generations and to the very idea of an applicable intergenerational justice. In the second chapter, a critique of Rawls' supposedly coherentist theory is promoted, in order to point out its weaknesses with regard to its well-intentioned use for the intertemporal context. The intention in this chapter is to promote a dialogue with Jonas (thesis) and make a counterpoint to Rawls (antithesis). The American philosopher is the author of the theory of justice of equity, currently considered by a large part of the academic world as being the most effective basis of coherentist nature directed to the intergenerational context. It seeks to contest its potentiality and show some of its deficiencies and gaps, in order to reinforce the possibility of another theoretical alternative, based on an ethics of metaphysical inclination. Finally, in the last chapter, we try to strengthen Jonas' theory as a forceful choice to the problem of the foundation and effectiveness of an intergenerational justice. In this sense, the hypothesis that is announced is that the most promising way to ensure that, at least, injustices are not committed between generations, especially those of the future, is the one that promotes a greater guarantee of the continuity of the experience of life. Beyond physical existence, what is at stake is, above all, the continuity of the idea of man, of a being who is already human, free, conscious and responsible. The prevalence of being over non-being occurs because being is something naturally good, which is realized, historically, and independently of the will of man. For this reason, life is a valuable, objective good, which implies the demand for a responsibility that must be assumed by the only being who can act consciously, freely and, therefore, responsibly on the world. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectJonas, Hans, 1903-1993pt_BR
dc.subjectRawls, John, $d 1921-2002pt_BR
dc.subjectJustiça (Filosofia)pt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectResponsabilidadept_BR
dc.subjectNiilismo (Filosofia)pt_BR
dc.subjectJustice (Philosophy)pt_BR
dc.subjectEthicsen
dc.subjectResponsibilityen
dc.subjectNihilism (Philosophy)en
dc.titleJustiça intergeracional : uma fundamentação à luz da teoria ética da responsabilidade em Hans Jonaspt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5342165397566985pt_BR
mtd2-br.author.lattesFRIZZO, F. A.pt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado em Filosofiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2025-02-23


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