Esquizografias de favela: sinalizadores de turismo e lazer na trama de (auto)transpoiese, em favelas do Rio de Janeiro, Brasil
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Data
2025-03-17Autor
Silva, Renan de Lima da
Orientador
Baptista, Maria Luiza Cardinale
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A Tese proposta neste Relatório de Qualificação tem como foco de estudo: Esquizografias de Favela, considerando sinalizadores de Turismo e Lazer, na trama de (Auto) Transpoiese, em Favelas do Rio de Janeiro, Brasil. Como objetivo geral proponho: realizar Esquizografias de Favela, considerando sinalizadores de Turismo e Lazer, na trama (Auto)Transpoiese, em Favelas do Rio de Janeiro, Brasil. Especificamente tenho como objetivos: apresentar a proposição conceitual Esquizografias de Favela; relatar `com-versações' sobre Turismo e Lazer – da Fachada ao Avesso da Trama Ecossistêmica; esquizografar sinalizadores de Turismo e Lazer que expressam a trama de (Auto)Transpoiese em Favelas no Rio de Janeiro. Este estudo está fundamentado na visão holística de autores contemporâneos, como Capra (1991; 1997) e Crema (1989), e nas proposições ecossistêmicas sobre ciência, trabalhadas no Amorcomtur! Grupo de Estudos em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese. A produção envolve uma trama teórica, com uma multiplicidade de autores relacionados às seguintes temáticas: Epistemologia do Turismo e do Lazer; Esquizoanálise; Biologia amorosa e do conhecimento; Espistemologias do Sul; Ecologia de Saberes. Metodologicamente, trabalha com a estratégia Cartografia dos Saberes em combinação com as Matrizes Rizomáticas, propostas por Baptista (2014; 2017; 2020a) e atualizadas pela autora em 2023 (Baptista; Eme, 2023). A Cartografia dos Saberes propõe cinco grandes trilhas, sendo elas: Trilha Trama Entrelaços Nós da Pesquisa; Trilha dos Saberes Pessoais ou Dimensão Subjetiva; Trilha Trama Teórico-Conceitual-Bibliográfica; Trilha Usina de Produção ou Trama dos Fazeres; e Trilha Dimensão Intuitiva da Pesquisa. Já as Matrizes Rizomáticas contribuem para verificação do equilíbrio fluente da pesquisa, sendo expressas em quadros-síntese e retomadas recursivamente durante a escrita. Em termos de resultados preliminares, há a proposição do conceito de Esquizografias, percebendo subjetivamente os Avessos das Tramas dos ecossistemas que compõem os universos da Favela do Turismo e do Lazer. As Esquizografias se insinuam como inscrições vivenciais singulares e subjetivas, que são sinalizadores dos Avessos do Turismo e do Lazer, a partir da ideia de Avesso apresentada por Baptista (2021a). Esses sinalizadores apresentam a produção de (Auto)Transpoiese (Baptista, 2022) de lugares e sujeitos como brotação espontânea desejante desde as subjetividades dos territórios de intempérie das Favelas do Rio de Janeiro, Brasil. Nesse sentido, a tese se posiciona, propondo a consideração de uma Episteme Favela, a partir do grau zero de significação Favela, em suas conexões epistemológicas, históricas, filosóficas, sociológicas, ecosóficas e holísticas. Assim, a Tese apresenta a Favela como universo de (auto)transpoiese, de sobrevivência em territórios de intempérie, constituindo-se, portanto, também em universo de (auto)transpoiese de Turismo e do Lazer [resumo fornecido pelo autor].