Show simple item record

dc.contributor.advisorLarentis, Fabiano
dc.contributor.authorDestro, Conceição Aparecida Gonçalves
dc.contributor.otherBertolini, Ana Cristina Fachinelli
dc.contributor.otherMacke, Janaina
dc.contributor.otherAntonello, Claudia Simone
dc.date.accessioned2025-03-27T12:52:05Z
dc.date.available2025-03-27T12:52:05Z
dc.date.issued2025-03-19
dc.date.submitted2024-12-16
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14371
dc.descriptionNo Brasil, o ingresso nas carreiras de cargo ou emprego público depende de aprovação em concurso público. Porém, na maioria das vezes o concurso avalia apenas o conhecimento acadêmico dos candidatos. A aprendizagem organizacional representa um importante recurso para promover a socialização e inserção dos servidores novatos no contexto da administração pública. A literatura revela que nos últimos anos o estudo sobre aprendizagem organizacional, tendo como foco os estudos baseados em práticas vem crescendo, porém, poucos trabalhos tiveram como foco o contexto do serviço público. Visando preencher esta lacuna, o objetivo deste estudo foi analisar como ocorre a aprendizagem dos novos servidores Técnicoadministrativos em Administração (TAEs) do IFRS, à luz da participação periférica legitimada (PPL). A PPL diz respeito ao processo pelo qual os novatos se tornam parte de uma comunidade de praticantes ou de um grupo de profissionais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa de natureza aplicada, tendo como estratégia o estudo de caso. Quanto aos objetivos, a pesquisa foi exploratória e descritiva. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e observação participante. Participaram do estudo servidores Técnico- administrativos em Educação novatos do IFRS e outros servidores TAEs veteranos que interagiam com estes novatos. Para a análise de dados foi utilizada a análise temática com a utilização do software NVivo 15. Realizou-se também a triangulação dos dados. Sob a perspectiva da PPL, os resultados principais indicam que os servidores TAEs novatos têm acesso aos recursos de aprendizagem. Com isso, aprendem participando ativamente das práticas formais e informais de aprendizagem, se engajando gradualmente nas práticas informais de aprendizagem e interagindo nas práticas sociais compartilhadas pelos veteranos. Assim, os novatos se movem da participação periférica em direção à participação plena, aumentando cada vez mais, o nível de complexidade, o que traz contribuições legítimas à equipe de trabalho e à instituição, além de proporcionar o sentimento de pertencimento e a construção de identidade como servidor público. Como contribuição, espera-se que o resultado do estudo possa contribuir para melhorar as práticas de aprendizagem dos servidores TAEs novatos. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractIn Brazil, entry into a career in public office or employment depends on passing a public examination. However, most of the time, the examination only assesses the academic knowledge of candidates. Organizational learning represents an important resource to promote the socialization and integration of new civil servants in the context of public administration. The literature reveals that in recent years, the study of organizational learning, focusing on studies based on practices, has been growing; however, few studies have focused on the context of public service. In order to fill this gap, the aim of this study was to analyze how the learning of new Technical-Administrative Civil Servants (TAEs) of IFRS occurs, in light of legitimate peripheral participation (PPL). PPL refers to the process by which newcomers become part of a community of practitioners or a group of professionals. To this end, a qualitative research of an applied nature was conducted, using the case study strategy. Regarding the objectives, the research was exploratory and descriptive. Data collection was carried out through semi-structured interviews, documentary research, and participant observation. The study included new technical-administrative education staff from IFRS and other veteran TAEs who interacted with these newcomers. Thematic analysis was used to analyze the data using NVivo 15 software. Data triangulation was also performed. From the perspective of PPL, the main results indicate that novice TAEs have access to learning resources. As a result, they learn by actively participating in formal and informal learning practices, gradually engaging in informal learning practices, and interacting in social practices shared by veterans. Thus, newcomers move from peripheral participation towards full participation, increasingly increasing the level of complexity, which brings legitimate contributions to the work team and the institution, in addition to providing a sense of belonging and the construction of identity as a public servant. As a contribution, it is expected that the results of the study can contribute to improving the learning practices of new TAEs. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagem socialpt_BR
dc.subjectServidores públicos - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectOrganizational learningen
dc.subjectSocial learningen
dc.subjectPublic officers - Knowledge and learningen
dc.subjectPublic administrationen
dc.titleParticipação periférica legitimada: um estudo com servidores novatos de uma instituição federal de ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7105727964630496pt_BR
mtd2-br.author.lattesDESTRO, C. A. G.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Administraçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2025-03-18


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record