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dc.contributor.advisorVieira, Guilherme Bergmann Borges
dc.contributor.authorZorzo, Felipe Bernardi
dc.contributor.otherSantos, Carlos Honorato Schuch
dc.contributor.otherGómez, José Morelos
dc.contributor.otherGiacomello, Cíntia Paese
dc.date.accessioned2025-04-22T11:39:00Z
dc.date.available2025-04-22T11:39:00Z
dc.date.issued2025-04-18
dc.date.submitted2025-04-03
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14452
dc.descriptionPara alcançar os objetivos organizacionais traçados, é crucial que as estratégias organizacionais e as operações estejam devidamente alinhadas. No entanto, a análise desse alinhamento é complexa e envolve diversos aspectos. Nesse sentido, é importante identificar os diferentes fatores e dimensões que compõem o alinhamento de operações, definir uma forma de avaliá-los e verificar o seu impacto no desempenho organizacional. Inserido nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar o impacto do alinhamento da estratégia de operações no desempenho de empresas moveleiras brasileiras e mexicanas. Para tanto, foi aplicado um estudo quantitativo descritivo, com a coleta de dados sendo operacionalizada mediante uma survey e a análise baseada em estatísticas descritivas, testes de hipótese e análise multivariada de dados. O estudo iniciou com o desenvolvimento de um modelo teórico de análise do grau de alinhamento da estratégia de operações, operacionalizado mediante um questionário estruturado. Esse questionário, que também contemplou questões para avaliar o desempenho das empresas, foi então aplicado a uma amostra de indústrias moveleiras do Brasil e do México, o que permitiu tanto a comparação do grau de alinhamento da estratégia de operações dessas empresas, mediante testes de hipóteses, quanto a análise do impacto do seu impacto no desempenho organizacional. Os resultados indicaram que o alinhamento estratégico de operações impacta positivamente o desempenho das empresas, com o alinhamento vertical sendo mais relevante para as brasileiras e o alinhamento horizontal e externo apresentando maior influência nas mexicanas. Os critérios de custo, qualidade, flexibilidade e entrega foram afetados de forma diferenciada conforme o tipo de alinhamento e o contexto organizacional. Além disso, identificou-se que o impacto do alinhamento estratégico no desempenho varia entre os países analisados, sugerindo que fatores contextuais e estruturais influenciam essa relação. Tais achados ressaltam a importância de estratégias bem definidas e alinhadas para garantir vantagem competitiva e crescimento sustentável no setor moveleiro. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractTo achieve the outlined organizational objectives, it is crucial that organizational strategies and operations are properly aligned. However, analyzing this alignment is complex and involves multiple aspects. In this regard, it is important to identify the different factors and dimensions that constitute operations alignment, define a method to assess them, and verify their impact on organizational performance. Within this context, the present study aimed to analyze the impact of operations strategy alignment on the performance of Brazilian and Mexican furniture companies. To this end, a descriptive quantitative study was conducted, with data collection carried out through a survey and analysis based on descriptive statistics, hypothesis testing, and multivariate data analysis. The study began with the development of a theoretical model to analyze the degree of alignment in operations strategy, which was operationalized through a structured questionnaire. This questionnaire, which also included questions to assess company performance, was then applied to a sample of furniture industries in Brazil and Mexico. This approach allowed both the comparison of the degree of alignment in operations strategy among these companies, through hypothesis testing, and the analysis of its impact on organizational performance. The results indicated that operations strategy alignment positively impacts company performance, with vertical alignment being more relevant for Brazilian companies, while horizontal and external alignment exerted greater influence on Mexican companies. The criteria of cost, quality, flexibility, and delivery were affected differently depending on the type of alignment and the organizational context. Additionally, it was identified that the impact of strategic alignment on performance varies between the analyzed countries, suggesting that contextual and structural factors influence this relationship. These findings highlight the importance of well-defined and aligned strategies to ensure competitive advantage and sustainable growth in the furniture sector. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectEficiência organizacionalpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectIndústria de móveis - Brasilpt_BR
dc.subjectIndústria de móveis - Méxicopt_BR
dc.subjectIndustrial managementen
dc.subjectOrganizational changeen
dc.subjectOrganizational effectivenessen
dc.subjectStrategic planningen
dc.subjectF​urniture industry and trade - Brazilen
dc.subjectFurniture industry and trade - Méxicoen
dc.titleAnálise do impacto do alinhamento da estratégia de operações no desempenho de empresas moveleiras do Brasil e do Méxicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5920748190528460pt_BR
mtd2-br.author.lattesZORZO, F. B.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Administraçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2025-04-17


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