Amorosidade como dispositivo potencializador de ecossistemas turísticos-comunicacionais "mal-ditos"

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Data
2025-05-05Autor
Melo, Camila Carvalho de
Orientador
Baptista, Maria Luiza Cardinale
Metadata
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Esta pesquisa objetiva propor a Amorosidade como dispositivo potencializador de ecossistemas turísticos-comunicacionais 'mal-ditos', ou seja, de ecossistemas que não são 'bem ditos', bem falados, bem comunicados em termos turísticos. O pressuposto da amorosidade convida a repensar atitudes na produção da comunicação e do turismo que estejam orientadas por uma ética da relação e do cuidado, em todos os níveis de planejamento e execução do desenvolvimento e posicionamento de um ecossistema turístico, neste caso voltado para a cidade de Mogi das Cruzes-SP. Neste sentido, busca compreender como a orientação da Amorosidade, baseada nestes pressupostos, potencializa Ecossistemas Turísticos-Comunicacionais 'Mal-Ditos'. Como objetivos específicos, propõe: (1) Apresentar a amorosidade como pressupostos de ações dinâmicas e reflexivo-processuais; (2) Associar a Amorosidade como a Comunicação e o Turismo; (3) Cartografar ações de amorosidade em Ecossistemas Turísticos-Comunicacionais 'Mal-Ditos'; (4) Verificar como as ações de amorosidade, associadas à comunicação e ao Turismo, potencializam ecossistemas Turísticos-Comunicacionais 'Mal-Ditos'. O trabalho tem forte viés epistemológico, na revisão dos pressupostos inerentes às grandes trilhas teóricas: Ecologia dos Saberes, Visão Complexa e Ecossistêmica da Ciência, Turismo, Comunicação e Amorosidade. Como estratégia metodológica, utiliza a Cartografia dos Saberes, que é composta por cinco trilhas, sendo a primeira denominada Trilha Trama dos 'Entrelaçoa Nós da Pesquisa', de onde derivam outras quatro: Trilha dos Saberes Pessoais, que valoriza e resgata os saberes do pesquisador, registrados em diário de pesquisa; Trilha Trama Teórico-Conceitual-Bibliográfica, que coloca os Saberes Pessoais em diálogo com saberes de outros autores; Trilha Usina de Produção, com aproximações e ações investigativas; e Trilha Dimensão Intuitiva da Pesquisa, que valoriza a intensidade dos dados sutis que brotam espontaneamente do campo. Na Usina de Produção, foram realizadas aproximações e ações investigativas, que atuam como operadores da pesquisa, a partir da Cartografia da cidade de Mogi das Cruzes (Brasil, SP). Ao todo, foram oito ações, que ajudam a compreender como a Amorosidade está presente na cidade e como atua potencializando ecossistemas Turístico-Comunicacionais `mal-ditos'. Como resultados, no cruzamento entre o lócus de pesquisa e a trama teórica, observa-se que a associação da amorosidade com a comunicação e o Turismo viabiliza, em lugares `mal-ditos', a proposição de uma estratégia comunicacional que aciona autopoiese, tanto para quem mora quanto para quem visita o lugar. Essa estratégia pode contribuir para a potencialização autopoiética dos ecossistemas turístico-comunicacionais-subjetivos, pautada pela coerência do sentido da ética da relação, em alinhamento às demandas de transformação da Ciência, do Turismo e da Comunicação, no cenário contemporâneo. [resumo fornecido pelo autor]