Show simple item record

dc.contributor.advisorNogueira, Matheus Lemos
dc.contributor.authorSilva, Iago do Prado da
dc.contributor.otherBonatto, Jaqueline
dc.contributor.otherFransozi, Carolina Becker Pôrto
dc.date.accessioned2025-05-09T19:37:11Z
dc.date.available2025-05-09T19:37:11Z
dc.date.issued2025-05-09
dc.date.submitted2018-06-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14518
dc.descriptionO atual transporte público de Caxias do Sul, o ônibus, se tornou ultrapassado, além de representar uma imagem negativa do sistema. Em contrapartida, os cenários atuais nas médias e grandes cidades necessitam que os transportes públicos sejam mais utilizados. Além de eficiente, o serviço público deve ser atraente, e o VLT oferece atributos necessários. Este estudo realça a importância de trazer este conceito para a cidade de Caxias do Sul, e também enaltece as vantagens da implantação desse sistema, como a de reurbanizar uma área histórica, no caso da avenida Júlio de Castilhos, que nos últimos anos se tornou um grande problema de mobilidade. O estudo analisa a implantação do sistema em dois cenários, sendo o primeiro um traçado em linha reta, na avenida Júlio de Castilhos e o segundo um traçado circular, nas avenidas Júlio de Castilhos, Itália e SInimbu. Com a pesquisa é possível concluir que são grandes os impactos para implantação do sistema, e que acima de tudo é necessário ter consciência da importância da utilização do transporte coletivo. O estudo abordado é baseado nos estudos de caso de projetos de mobilidade de outras cidades, bem como apresenta os demais requisitos para implantação do sistema. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe current public transport of Caxias do Sul, the bus, has become outdated, and represents a negative image of the system. In contrast, the current scenarios in medium and large cities require that public transport be more widely used. In addition to being efficient, the public service must be attractive, and the LRV provides necessary attributes. This study highlights the importance of bringing this concept to the city of Caxias do Sul, and also praises the advantages of implementing this system, such as redeveloping a historic area, in the case of Júlio de Castilhos avenue, which in recent years has become a problem. The study analyzes the implementation of the system in two scenarios, the first one being a straight line, at the Júlio de Castilhos avenue and the second a circular route, at Júlio de Castilhos, Italy and SInimbu avenues. With the research is possible to conclude that the impacts to the implementation of the system are great, and above all it is necessary to be aware of the importance of using mas transportation. The study is based on the case studies of mobility projects of other cities, as well as presents the other requirements for the implementation of the system. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectCidades inteligentespt_BR
dc.subjectTransportes - Trânsito de passageirospt_BR
dc.titleProposta de implantação do sistema de veículo leve sobre trilhos na região central de Caxias do Sul/RSpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Civilpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record