Historia e direito: a literatura de cordel como instrumento para (in)formação da cidadania

Data
2025-05-24Autor
Santana, Frederico Heberth Carvalho de
Orientador
Lia, Cristine Fortes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho explora a (in)formação da cidadania através da literatura de cordel, reconhecendo-a como uma ferramenta pedagógica que ultrapassa barreiras educacionais e sociais. O estudo destaca a capacidade do cordel de atuar como um recurso de leitura e interação, acessível a pessoas alfabetizadas e não alfabetizadas, ampliando o alcance da educação cidadã. Ao utilizar a interdisciplinaridade como eixo central, a pesquisa investiga como essa forma literária popular pode ser integrada ao ensino, fomentando o desenvolvimento de habilidades cognitivas, de leitura e de crítica social entre os educandos. A pesquisa também examina a ligação entre a literatura de cordel e o Direito, com ênfase nas atividades notariais e registrais, tradicionalmente vistas como ferramentas de consolidação da cidadania. A discussão destaca como os folhetos de cordel registram experiências históricas e promovem a conscientização sobre os direitos e deveres dos cidadãos, contribuindo para a formação de uma sociedade mais informada e participativa. Como um dos resultados práticos deste estudo, é proposto o desenvolvimento de um cordel específico sobre História, Cidadania e atividades notariais e registrais, que foi elaborado e disponibilizado como um produto educacional final, visando ser um recurso didático para educadores e uma fonte de conhecimento acessível para comunidades em diversas regiões do Brasil. Ao integrar a tradição do cordel e sua abordagem histórica com a prática jurídica, o trabalho oferece novas perspectivas para o ensino da cidadania, tornando-o mais inclusivo e culturalmente relevante. [resumo fornecido pelo autor]