dc.contributor.advisor | Dorneles, Ricardo Vargas | |
dc.contributor.author | Müller, Gabriel | |
dc.contributor.other | Nascimento, Alexandre Erasmo Krohn | |
dc.contributor.other | Notari, Daniel Luis | |
dc.date.accessioned | 2025-05-27T14:13:39Z | |
dc.date.available | 2025-05-27T14:13:39Z | |
dc.date.issued | 2024-12-07 | |
dc.date.submitted | 2024-11-25 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/14562 | |
dc.description | A abordagem exclusivamente teórica de algumas etapas realizadas pelo compilador acaba por dificultar a visualização prática do conteúdo, além de tornar mais difícil o processo de aprendizado dos alunos da disciplina de compiladores na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Identificou-se a necessidade de atividades práticas durante o processo de aprendizagem de otimizações de código independente de máquina e, a partir dessa observação, definiu-se a proposta de desenvolvimento de um ambiente de aprendizado para a visualização de código intermediário e suas otimizações. Com a elaboração do ambiente citado, idealiza-se que fique mais fácil e prático o processo de aprendizagem dos alunos da disciplina de compiladores. Além disso, propôs-se o desenvolvimento de um hub de aplicações para agrupar diversos ambientes de aprendizagem que possam ser úteis aos alunos do curso de Ciência da Computação (CC) da UCS. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | The exclusively theoretical approach to some of the stages carried out by the compiler ends up making it difficult to visualize the content in practice, as well as making the learning process more difficult for students of the compilers course at the University of Caxias do Sul (UCS). The need for practical activities during the process of learning machine-independent code optimizations was identified and, based on this observation, the proposal to develop a learning environment for visualizing intermediate code and its optimizations was defined. The development of this environment is intended to make the learning process easier and more practical for compiler students. In addition, it is proposed to develop an application hub to group together various learning environments that could be useful to students on the Computer Science (CS) course at UCS. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Computação | pt_BR |
dc.subject | Compiladores (Programas de computador) - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado do computador | pt_BR |
dc.title | Ambiente de aprendizado para visualização de código intermediário e suas otimizações | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Ciência da Computação | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |