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Desgate microabrasivo e evolução microestrutural de ferro fundido cinzento com adição de nióbio aplicado em dois discos de freios automotivos

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TCC Thaysa Luza (6.745Mb)
Data
2025-05-22
Autor
Luza, Thaysa
Orientador
Farias, María Cristina Moré
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O ferro fundido cinzento tem como características baixo custo de fabricação, boa usinabilidade e boa condutividade térmica. Essas características permitem o seu uso em larga escala na indústria, dentre elas, na produção de discos de freio, componente dos sistemas de freio automotivo. Constantes desenvolvimentos em materiais de fricção estão diretamente ligados a estudos dos pares tribológicos dos sistemas de freio, os quais são pastilhas de freio-disco de freio e lona de freio-tambor de freio. Como objetivo principal foi avaliada a influência de diferentes teores de nióbio na microestrutura, propriedades mecânicas e a resistência ao desgaste microabrasivo dos ferros fundidos cinzentos aplicados em discos de freios automotivos. Para isto, este trabalho avaliou a microestrutura por meio de investigações metalográficas, propriedades mecânicas (dureza, tenacidade e resistência à tração) e propriedades tribológicas (resistência ao desgaste microabrasivo) do ferro fundido cinzento com adição de diferentes teores de nióbio. Observou-se que a adição de nióbio na liga de ferro fundido cinzento alterou a morfologia das lamelas de grafita e também o espaçamento da matriz perlítica. Os resultados das propriedades mecânicas não apresentaram alterações significativas, mas, por sua vez, a resistência ao desgaste microabrasivo do material aumentou com a adição de nióbio. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14570
Collections
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado [309]

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