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dc.contributor.advisorCosta, Carlos Alberto
dc.contributor.authorMachado, Claralucia Prates
dc.contributor.otherFachinelli, Ana Cristina
dc.contributor.otherEspartel, Lélis Balestrin
dc.contributor.otherBarcellos, Paulo Fernando Pinto
dc.date.accessioned2014-05-06T13:22:48Z
dc.date.available2014-05-06T13:22:48Z
dc.date.issued2014-05-06
dc.date.submitted2013-12-05
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/145
dc.descriptionA formação de redes flexíveis tem sido alternativa, principalmente para as pequenas e médias empresas, como forma de obter vantagens competitivas. Contudo, além do objetivo principal dessas redes, aspectos culturais e organizacionais trazidos pelos integrantes das mesmas devem ser ponderados. Esta dissertação apresenta um estudo dos aspectos considerados relevantes para o relacionamento entre a governança e seus integrantes, dentro de uma rede flexível de supermercados. Três dimensões foram estudadas: foco de negócio, formato de exploração econômica e processos operacionais, avaliadas sobre a perspectiva de quatro construtos, motivação, gestão, comunicação e decisão. A pesquisa foi realizada dentro da abordagem múltipla de casos, levando em conta três tipos de formatos de exploração econômica: o associativismo, a franquia e o licenciamento de marca. O levantamento das informações foi realizado por meio de entrevistas semi estruturadas, sendo para cada rede, entrevistados a governança e seis integrantes. Observou-se que os elementos motivacionais para a formação das redes são semelhantes, mas que a gestão estratégica em sua maioria atende fatores e situações divergentes relativamente ao foco do negócio e os processos operacionais. Para o formato associativista, foi possível identificar a baixa preocupação em relação à integração, treinamentos e processos operacionais, aliada a forte independência dos integrantes, funcionando com características de centrais de compras. Para os formatos de franquia e licenciamento de marca o valor principal reside na padronização de procedimentos e na relevância para treinamentos dos novos integrantes. Os três formatos de redes trazem em comum a preocupação com os procedimentos orientativos em relação aos fornecedores nas negociações de compra e nas promoções em ponto de venda. Evidenciou-se a ampliação do foco do negócio das redes flexíveis de supermercado e a consequente transição de centrais de compras para formatos mais abrangentes do negócio.pt_BR
dc.description.abstractFlexible networks formation has been an alternative, mainly for small and medium enterprises, as a way to gain competitive advantages. However, beyond the primary objective of these networks, organizational and cultural aspects brought by the participant members should be considered. This work presents a study of the aspects relevant to the relationship between governance and its members, within a flexible network of supermarkets. Three dimensions were studied: business focus, form of economic exploitation and operational processes, evaluated on the prospect of four constructs, motivation, management, communication and decision. The research was conducted into the multiple case approach, taking into account three types of formats economic exploitation: associativism, franchising and brand licensing. The lifting information was conducted through semi-structured interviews, and for each network, governance and interviewed six members. It was observed that the motivational elements for the formation of networks are similar, but that strategic management in their majority caters factors and situations diverging to the focus of the business and operational processes. For the format associativist, it was possible identify the low concern regarding integration, trainings and operational processes, coupled with the strong independence of members, functioning with characteristics of central purchasing. For formats franchise and brand licensing the primary value resides in the standardization of procedures and relevance to trainings of new members. The three formats networks bring in common the concern with the procedures orientative towards suppliers in the purchases and promotions at point of sale. The analysis reveals the expansion of the business focus of flexible networks supermarket and the consequent transition from central purchasing formats for broader business.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectComércio - Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectComércio varejistapt_BR
dc.subjectSupermercadospt_BR
dc.subjectFlexible networks of supermarketsen
dc.subjectRelationship, Exploration Economic Modelen
dc.subjectRetailpt_BR
dc.titleUm estudo das redes flexíveis de supermercados em relação ao foco do negócio, formato de exploração econômica e processos operacionais : perspectivas da governança e dos integrantespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5918096452418642pt_BR
mtd2-br.author.lattesMACHADO, C. P.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


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