dc.contributor.advisor | Linzmaier, Paulo Roberto | |
dc.contributor.author | Coelho, Emanuel Geovane | |
dc.contributor.other | Viecelli, Alexandre | |
dc.contributor.other | Luciano, Marcos Alexandre | |
dc.date.accessioned | 2025-06-27T13:53:06Z | |
dc.date.available | 2025-06-27T13:53:06Z | |
dc.date.issued | 2025-06-12 | |
dc.date.submitted | 2024-12-05 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/14676 | |
dc.description | Desde que o ser humano foi capaz de evoluir a ponto de criar veículos para transporte se preocupa (naturalmente) em manter o controle dos mesmos, desde as charretes que tinham os seus freios controlados pelos relhos do cavalo até hoje com os mais sofisticados sistemas de controle de velocidade (freios). Este trabalho é baseado no desenvolvimento de um novo componente de freio, o spider. O spider um componente estrutural utilizado apenas nos freios a tambor. O objetivo deste trabalho é obter um produto bem estruturado com o mínimo de massa possível para que o freio atenda a requisitos legais. A metodologia do trabalho apresenta cálculos para especificação de cargas, estudo de FEA e a utilização da otimização topológica. A criação do design se dará a partir da otimização topológica e validação pelo FEA baseados nos critérios de aprovação obtidos no chucker test. Como estratégia de mercado optou-se por destinar esforços para o desenvolvimento do produto em aço fundido, uma vez que os novos entrantes no mercado (produtos importados) têm seguido esta tendência. Das otimizações topológicas foram extraídos quatro designs os quais após diversas avaliações, os mesmos não foram aprovados, os dois primeiros designs reprovados por características mecânicas insuficientes (elevados níveis de tensão) o terceiro por processo (paredes abaixo da espessura mínima para fundição) e o quarto devido ao target de custo que já havia sido extrapolado devido ao aumento das paredes do produto para sua manufatura. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | Since human beings were able to evolve to the point of creating vehicles for transport, they have been concerned (naturally) with maintaining control over them, from the carriages that had treis brakes controlled by the horse's ears to today with the most sophisticaded control systems speed (brakes). This work is based on the development of a new brake component, the spider. The spider is a structural componente used only in drum brakes. The objective of this work is to obtain a weell-structured product with as little mass as possible so that the brake meets legal requirements. The work methodology presents calculations for loadspecification, FEA study and the use of topological optimization. The design will be created based on topological optimization and validation by FEA based on the approval criteria obtained in the chucker test. As a market strategy, we chose to allocate cast steel product, since new entrants to the market (imported products) have followed this trend. From the topological
optimizations, four designs were extracted which, after several evaluations, were rejected due to insuficiente mechanical characteristics (high stress levels), the third due to process (walls below the minimum thickness for casting) and the fourth due to the cost target that had already been exceeded due to the increase in the product?s walls for manufacturing. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Freios | pt_BR |
dc.title | Projeto de novo spider para freios a tambor | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2025-06-11 | |