dc.contributor.advisor | Costa, Carlos Alberto | |
dc.contributor.author | Reis, Daniel Vedana dos | |
dc.contributor.other | Viecelli, Alexandre | |
dc.contributor.other | Real, Rodrigo | |
dc.date.accessioned | 2025-07-14T13:38:02Z | |
dc.date.available | 2025-07-14T13:38:02Z | |
dc.date.issued | 2025-07-10 | |
dc.date.submitted | 2025-07-02 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/14709 | |
dc.description | Este trabalho tem como objetivo avaliar, por meio de ensaios experimentais, os níveis de vibração transmitidos a usuários de cadeiras de rodas motorizadas visando compreender como diferentes configurações estruturais influenciam o conforto desses equipamentos. A pesquisa focou-se na instrumentação de dois modelos distintos de cadeiras de rodas, variando o diâmetro das rodas traseiras e a presença de suspensão nas rodas dianteiras. As coletas ocorreram em terrenos irregulares, e os dados foram analisados com técnicas de RMS, FFT e PSD. Os resultados indicaram que as configurações com rodas maiores e com suspensão dianteira apresentaram menores níveis de vibração, especialmente no eixo vertical (Z), que tem maior impacto sobre o conforto humano. A análise também permitiu identificar frequências críticas associadas a desconfortos fisiológicos. A pesquisa contribui com dados relevantes para o desenvolvimento de modelos virtuais e futuras simulações CAE, promovendo melhorias no design e na validação de cadeiras de rodas motorizadas. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aims to evaluate, through experimental tests, the vibration levels transmitted to users of powered wheelchairs in order to understand how different structural configurations influence user comfort. The research focused on instrumenting two distinct wheelchair models, varying the diameter of the rear wheels and the presence of suspension on the front wheels. Data collection was conducted on uneven terrain, and the results were analyzed using RMS, FFT, and PSD techniques. The findings indicated that configurations with larger wheels and front suspension exhibited lower vibration levels, especially along the vertical (Z) axis, which has the greatest impact on human comfort. The analysis also identified critical frequencies associated with physiological discomfort. This research contributes valuable data for the development of virtual models and future CAE simulations, promoting improvements in the design and validation of powered wheelchairs. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Vibração | pt_BR |
dc.subject | Cadeiras de rodas | pt_BR |
dc.title | Instrumentação e ensaios experimentais para análise de vibrações e conforto em cadeiras de rodas motorizadas | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2025-07-30 | |