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dc.contributor.advisorCosta, Carlos Alberto
dc.contributor.authorReis, Daniel Vedana dos
dc.contributor.otherViecelli, Alexandre
dc.contributor.otherReal, Rodrigo
dc.date.accessioned2025-07-14T13:38:02Z
dc.date.available2025-07-14T13:38:02Z
dc.date.issued2025-07-10
dc.date.submitted2025-07-02
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14709
dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo avaliar, por meio de ensaios experimentais, os níveis de vibração transmitidos a usuários de cadeiras de rodas motorizadas visando compreender como diferentes configurações estruturais influenciam o conforto desses equipamentos. A pesquisa focou-se na instrumentação de dois modelos distintos de cadeiras de rodas, variando o diâmetro das rodas traseiras e a presença de suspensão nas rodas dianteiras. As coletas ocorreram em terrenos irregulares, e os dados foram analisados com técnicas de RMS, FFT e PSD. Os resultados indicaram que as configurações com rodas maiores e com suspensão dianteira apresentaram menores níveis de vibração, especialmente no eixo vertical (Z), que tem maior impacto sobre o conforto humano. A análise também permitiu identificar frequências críticas associadas a desconfortos fisiológicos. A pesquisa contribui com dados relevantes para o desenvolvimento de modelos virtuais e futuras simulações CAE, promovendo melhorias no design e na validação de cadeiras de rodas motorizadas. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to evaluate, through experimental tests, the vibration levels transmitted to users of powered wheelchairs in order to understand how different structural configurations influence user comfort. The research focused on instrumenting two distinct wheelchair models, varying the diameter of the rear wheels and the presence of suspension on the front wheels. Data collection was conducted on uneven terrain, and the results were analyzed using RMS, FFT, and PSD techniques. The findings indicated that configurations with larger wheels and front suspension exhibited lower vibration levels, especially along the vertical (Z) axis, which has the greatest impact on human comfort. The analysis also identified critical frequencies associated with physiological discomfort. This research contributes valuable data for the development of virtual models and future CAE simulations, promoting improvements in the design and validation of powered wheelchairs. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectVibraçãopt_BR
dc.subjectCadeiras de rodaspt_BR
dc.titleInstrumentação e ensaios experimentais para análise de vibrações e conforto em cadeiras de rodas motorizadaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2025-07-30


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