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Aspectos influenciadores do efeito Dropout em usuários de jogos eletrônicos online
dc.contributor.advisor | Lazzari, Fernanda | |
dc.contributor.author | Borella, Lucas de Carvalho | |
dc.contributor.other | Panizzon, Mateus | |
dc.contributor.other | Pachecop, Natalia | |
dc.contributor.other | Giacomello, Cíntia Paese | |
dc.date.accessioned | 2025-07-17T19:28:46Z | |
dc.date.available | 2025-07-17T19:28:46Z | |
dc.date.issued | 2025-07-17 | |
dc.date.submitted | 2025-06-23 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/14742 | |
dc.description | A indústria dos jogos eletrônicos vem revelando um desempenho financeiro notável, ultrapassando até mesmo o faturamento da indústria cinematográfica. O desenvolvimento de jogos tornou-se mais acessível graças aos avanços tecnológicos. No entanto, projetos de grande escala demandam um orçamento proporcional e a contratação de profissionais de diversas áreas. Com a proliferação dessa indústria, a disponibilidade de jogos eletrônicos para os consumidores é variada, levando a uma concorrência entre as empresas desenvolvedoras para conquistar os jogadores. Entender o comportamento dos usuários e suas motivações para jogar ou abandonar um jogo é crucial para a gestão e desenvolvimento eficazes desses produtos. O objetivo desse estudo é analisar os fatores que estão relacionados à desistência do usuário, em um jogo eletrônico online. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo em que é mensurada a percepção dos respondentes em relação à Latência, Serviço, Comunidade, Features, Balanceamento, Senso de pertencimento e Qualidade Visual dos jogos eletrônicos e a influência dessas variáveis sobre a decisão do usuário abandonar um jogo. A partir da metodologia proposta, foi possível verificar que apenas Balanceamento e Qualidade Visual não são significantes para explicar o abandono dos jogadores, constatando-se que o constructo que possui maior influência sobre o fenômeno estudado é a Comunidade de usuários, seguido pelo Suporte prestado pela empresa responsável. Latência, Pertencimento e Features também demonstram uma influência significante sobre a decisão de abandono dos jogadores. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | The video game industry is showing remarkable financial growth, even surpassing the revenue of the film industry. Game development has become more accessible thanks to technological advances. However, large-scale projects require a proportional budget and the hiring of professionals from various fields. With the proliferation of the industry, the availability of video games to consumers is vast, leading to competition among development companies to attract players. Understanding user behavior and their motivations for playing and abandoning a game is crucial for effective management and development of these products. The aim of this study was to analyze the factors related to user dropout in an online video game. To achieve this, a quantitative and descriptive research was conducted, measuring respondents' perceptions regarding Latency, Service, Community, Features, Balancing, Sense of Belonging, and Visual Quality of video games, and the influence of these variables on the user's decision to abandon a game. Based on the proposed methodology, it was found that only Balancing and Visual Quality were not significant in explaining abandonment. The construct with the greatest influence on the studied phenomenon was Community, followed by the Support provided by the responsible company. Latency, Belonging, and Features also showed a significant influence on players' decision to abandon the game. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos - Indústria | pt_BR |
dc.subject | Jogadores de videogames | pt_BR |
dc.subject | Consumer behavior | en |
dc.subject | Electronic games industry | en |
dc.subject | Video gamers | en |
dc.title | Aspectos influenciadores do efeito Dropout em usuários de jogos eletrônicos online | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/1283579344710381 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | BORELLA, L. C. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Acadêmico em Administração | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2025-07-16 |