Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLazzari, Fernanda
dc.contributor.authorBorella, Lucas de Carvalho
dc.contributor.otherPanizzon, Mateus
dc.contributor.otherPachecop, Natalia
dc.contributor.otherGiacomello, Cíntia Paese
dc.date.accessioned2025-07-17T19:28:46Z
dc.date.available2025-07-17T19:28:46Z
dc.date.issued2025-07-17
dc.date.submitted2025-06-23
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14742
dc.descriptionA indústria dos jogos eletrônicos vem revelando um desempenho financeiro notável, ultrapassando até mesmo o faturamento da indústria cinematográfica. O desenvolvimento de jogos tornou-se mais acessível graças aos avanços tecnológicos. No entanto, projetos de grande escala demandam um orçamento proporcional e a contratação de profissionais de diversas áreas. Com a proliferação dessa indústria, a disponibilidade de jogos eletrônicos para os consumidores é variada, levando a uma concorrência entre as empresas desenvolvedoras para conquistar os jogadores. Entender o comportamento dos usuários e suas motivações para jogar ou abandonar um jogo é crucial para a gestão e desenvolvimento eficazes desses produtos. O objetivo desse estudo é analisar os fatores que estão relacionados à desistência do usuário, em um jogo eletrônico online. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo em que é mensurada a percepção dos respondentes em relação à Latência, Serviço, Comunidade, Features, Balanceamento, Senso de pertencimento e Qualidade Visual dos jogos eletrônicos e a influência dessas variáveis sobre a decisão do usuário abandonar um jogo. A partir da metodologia proposta, foi possível verificar que apenas Balanceamento e Qualidade Visual não são significantes para explicar o abandono dos jogadores, constatando-se que o constructo que possui maior influência sobre o fenômeno estudado é a Comunidade de usuários, seguido pelo Suporte prestado pela empresa responsável. Latência, Pertencimento e Features também demonstram uma influência significante sobre a decisão de abandono dos jogadores. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe video game industry is showing remarkable financial growth, even surpassing the revenue of the film industry. Game development has become more accessible thanks to technological advances. However, large-scale projects require a proportional budget and the hiring of professionals from various fields. With the proliferation of the industry, the availability of video games to consumers is vast, leading to competition among development companies to attract players. Understanding user behavior and their motivations for playing and abandoning a game is crucial for effective management and development of these products. The aim of this study was to analyze the factors related to user dropout in an online video game. To achieve this, a quantitative and descriptive research was conducted, measuring respondents' perceptions regarding Latency, Service, Community, Features, Balancing, Sense of Belonging, and Visual Quality of video games, and the influence of these variables on the user's decision to abandon a game. Based on the proposed methodology, it was found that only Balancing and Visual Quality were not significant in explaining abandonment. The construct with the greatest influence on the studied phenomenon was Community, followed by the Support provided by the responsible company. Latency, Belonging, and Features also showed a significant influence on players' decision to abandon the game. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectJogos eletrônicos - Indústriapt_BR
dc.subjectJogadores de videogamespt_BR
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectElectronic games industryen
dc.subjectVideo gamersen
dc.titleAspectos influenciadores do efeito Dropout em usuários de jogos eletrônicos onlinept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1283579344710381pt_BR
mtd2-br.author.lattesBORELLA, L. C.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Administraçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2025-07-16


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples