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Crise da narração e o sentido da vida na perspectiva da logoterapia
dc.contributor.advisor | Godoy, Rossane Frizzo de | |
dc.contributor.author | Schleder, Guilherme Fadanelli | |
dc.contributor.other | Lhullier, Cristina | |
dc.date.accessioned | 2025-07-25T17:45:31Z | |
dc.date.available | 2025-07-25T17:45:31Z | |
dc.date.issued | 2025-07-10 | |
dc.date.submitted | 2025-06-25 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/14784 | |
dc.description | Narrar é expressar vivências e experiências que se somam ao longo da vida. Um trabalho que envolve memória, recordações e escolhas. No mundo atual, a circulação de um volume cada vez maior de informações e o acesso facilitado a elas, coloca em questão a habilidade das pessoas para refletir e narrar fatos e acontecimentos das suas vidas. O presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de identificar possíveis relações entre a crise da narração proposta por Byung-Chul Han e a busca pelo sentido da vida. Para isso, apresenta o conceito de narração e sua crise, identifica como o excesso de informações pode afetar a narração e caracteriza o sentido da vida a partir da logoterapia. O trabalho utiliza o método de delineamento qualitativo para a descrição dos significados dentro de uma pesquisa exploratória para aumentar as perspectivas de entendimento do fenômeno, que ainda é pouco conhecido. Como fontes, foram utilizados livros e artigos que ajudam no entendimento e na compreensão do tema. A consulta ocorreu no acervo próprio do pesquisador, em bibliotecas físicas e virtuais, além de artigos publicados em periódicos científicos, como o Portal de Periódicos da Capes e Scielo. Os descritores utilizados no processo de pesquisa foram narração na psicologia, crise da narração, histórias/vivências, redes sociais, sociedade da informação, logoterapia e sentido da vida. O trabalho valeu-se da composição de fichas com recortes do livro A crise da narração, destacando as principais ideias da publicação e, assim, fazer a interrelação com os demais conceitos apresentados na pesquisa. O referencial de análise é a síntese integradora. Os resultados indicaram que o fluxo intenso de informações aprofunda o vazio existencial, que se torna uma barreira na busca pelo sentido da vida. A compulsão por se comunicar mais cria uma sensação de impermanência, que foge do nível consciente. Sem tempo para contemplar os momentos da vida, não há o que narrar. Assim, o indivíduo não consegue estabelecer uma sequência lógica dos fatos, nem dar uma explicação para eles. Sem estabelecer nexos conceituais, não existe reflexão, nem experiências a serem narradas. Ou seja, ao viver sem histórias, reduz a vida a uma sobrevivência. Nesse contexto, a narração aparece como uma ferramenta de autoconhecimento, que é útil para criar a consciência das coisas. Já a logoterapia é uma teoria que auxilia na ampliação da capacidade do indivíduo em estar atento a todas as possibilidades existentes para que encontre um propósito e um sentido para a vida. Dessa forma, ele encontra na consciência desse fato a motivação para suportar e superar as dificuldades que encontra ao longo da sua existência. Assim, a união da narração com a logoterapia mostra uma relação de complementaridade entre os conceitos que culminam na busca pelo sentido da vida. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Logoterapia | pt_BR |
dc.subject | Narração | pt_BR |
dc.title | Crise da narração e o sentido da vida na perspectiva da logoterapia | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Psicologia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2025-07-10 |
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Psicologia - Bacharelado [282]