• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Editora da Universidade
  • Pesquisa
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Editora da Universidade
  • Pesquisa
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Fontes do Pensamento Educacional Latino-Americano: reflexões e práticas

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Capa.png (230.4Kb)
Data
2025-07-28
Autor
Souza, José Edimar de
Orientador
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
No século XXI, vivemos o desafio da construção do conhecimento em perspectiva plural. Refletir sobre o que é conhecimento também tem sido um exercício que exige de cada docente ampliar, aprofundar e problematizar sua prática. Paulo Freire (1996, p. 47) defende que o/a docente deve "saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção". Associados ao pensamento freireano, entendemos que a "dodiscência" consiste em uma possibilidade de aproximação entre docente e discente na contextualização que provoca e desenvolve sentidos, entre educador/a-educando/a-educando- educador/a em múltiplas aprendizagens. Nesse sentido, o livro aqui registra o exercício reflexivo produzido no componente curricular Fontes e teorias do Pensamento Pedagógico II, curso realizado com doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação, no primeiro semestre de 2025. Os ensaios que compõem essa obra pretendem recuperar aspectos do pensamento pedagógico em diferentes culturas, com ênfase no Brasil e na América Latina. A partir de matrizes epistemológicas que fundamentam os objetos de investigação, em desenvolvimento, pelos pesquisadores da turma de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, ingressantes do primeiro semestre de 2025. Além disso, as narrativas pretenderam articulação das práticas educacionais nos séculos XX e XXI cotejadas ao estudo de autores clássicos do pensamento educacional latino-americano na aproximação das suas concepções e práxis educacional.
URI
https://ucs.br/educs/livro/fontes-do-pensamento-educacional-latino-americano-reflexoes-e-praticas-5824/
Collections
  • Pesquisa [124]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV