Fontes do Pensamento Educacional Latino-Americano: reflexões e práticas

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Data
2025-07-28Autor
Souza, José Edimar de
Orientador
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Mostrar registro completoResumo
No século XXI, vivemos o desafio da construção do conhecimento
em perspectiva plural. Refletir sobre o que é conhecimento
também tem sido um exercício que exige de cada docente ampliar,
aprofundar e problematizar sua prática. Paulo Freire (1996, p. 47)
defende que o/a docente deve "saber que ensinar não é transferir
conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção
ou a sua construção". Associados ao pensamento freireano,
entendemos que a "dodiscência" consiste em uma possibilidade
de aproximação entre docente e discente na contextualização que
provoca e desenvolve sentidos, entre educador/a-educando/a-educando-
educador/a em múltiplas aprendizagens. Nesse sentido, o
livro aqui registra o exercício reflexivo produzido no componente
curricular Fontes e teorias do Pensamento Pedagógico II, curso
realizado com doutorandos do Programa de Pós-Graduação em
Educação, no primeiro semestre de 2025.
Os ensaios que compõem essa obra pretendem recuperar
aspectos do pensamento pedagógico em diferentes culturas, com
ênfase no Brasil e na América Latina. A partir de matrizes epistemológicas
que fundamentam os objetos de investigação, em
desenvolvimento, pelos pesquisadores da turma de Doutorado
em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade de Caxias do Sul, ingressantes do primeiro semestre
de 2025. Além disso, as narrativas pretenderam articulação das
práticas educacionais nos séculos XX e XXI cotejadas ao estudo de
autores clássicos do pensamento educacional latino-americano na
aproximação das suas concepções e práxis educacional.
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