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dc.contributor.advisor
dc.contributor.editorSouza, José Edimar de
dc.date.accessioned2025-07-29T04:30:10Z
dc.date.available2025-07-29T04:30:10Z
dc.date.issued2025-07-28
dc.identifier.isbn978-65-5807-448-9
dc.identifier.urihttps://ucs.br/educs/livro/fontes-do-pensamento-educacional-latino-americano-reflexoes-e-praticas-5824/
dc.descriptionNo século XXI, vivemos o desafio da construção do conhecimento em perspectiva plural. Refletir sobre o que é conhecimento também tem sido um exercício que exige de cada docente ampliar, aprofundar e problematizar sua prática. Paulo Freire (1996, p. 47) defende que o/a docente deve "saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção". Associados ao pensamento freireano, entendemos que a "dodiscência" consiste em uma possibilidade de aproximação entre docente e discente na contextualização que provoca e desenvolve sentidos, entre educador/a-educando/a-educando- educador/a em múltiplas aprendizagens. Nesse sentido, o livro aqui registra o exercício reflexivo produzido no componente curricular Fontes e teorias do Pensamento Pedagógico II, curso realizado com doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação, no primeiro semestre de 2025. Os ensaios que compõem essa obra pretendem recuperar aspectos do pensamento pedagógico em diferentes culturas, com ênfase no Brasil e na América Latina. A partir de matrizes epistemológicas que fundamentam os objetos de investigação, em desenvolvimento, pelos pesquisadores da turma de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, ingressantes do primeiro semestre de 2025. Além disso, as narrativas pretenderam articulação das práticas educacionais nos séculos XX e XXI cotejadas ao estudo de autores clássicos do pensamento educacional latino-americano na aproximação das suas concepções e práxis educacional.pt_BR
dc.language.isopt_BR
dc.titleFontes do Pensamento Educacional Latino-Americano: reflexões e práticaspt_BR
dc.typeLivro Eletrônicopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
dc.description.resumoNo século XXI, vivemos o desafio da construção do conhecimento em perspectiva plural. Refletir sobre o que é conhecimento também tem sido um exercício que exige de cada docente ampliar, aprofundar e problematizar sua prática. Paulo Freire (1996, p. 47) defende que o/a docente deve "saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção". Associados ao pensamento freireano, entendemos que a "dodiscência" consiste em uma possibilidade de aproximação entre docente e discente na contextualização que provoca e desenvolve sentidos, entre educador/a-educando/a-educando- educador/a em múltiplas aprendizagens. Nesse sentido, o livro aqui registra o exercício reflexivo produzido no componente curricular Fontes e teorias do Pensamento Pedagógico II, curso realizado com doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação, no primeiro semestre de 2025. Os ensaios que compõem essa obra pretendem recuperar aspectos do pensamento pedagógico em diferentes culturas, com ênfase no Brasil e na América Latina. A partir de matrizes epistemológicas que fundamentam os objetos de investigação, em desenvolvimento, pelos pesquisadores da turma de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, ingressantes do primeiro semestre de 2025. Além disso, as narrativas pretenderam articulação das práticas educacionais nos séculos XX e XXI cotejadas ao estudo de autores clássicos do pensamento educacional latino-americano na aproximação das suas concepções e práxis educacional.pt_BR
dc.publisher.editoraEducspt_BR
dc.description.edition1ª ed.pt_BR
dc.description.localpubCaxias do Sul - RSpt_BR


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