dc.contributor.advisor | | |
dc.contributor.editor | Souza, José Edimar de | |
dc.date.accessioned | 2025-07-29T04:30:10Z | |
dc.date.available | 2025-07-29T04:30:10Z | |
dc.date.issued | 2025-07-28 | |
dc.identifier.isbn | 978-65-5807-448-9 | |
dc.identifier.uri | https://ucs.br/educs/livro/fontes-do-pensamento-educacional-latino-americano-reflexoes-e-praticas-5824/ | |
dc.description | No século XXI, vivemos o desafio da construção do conhecimento
em perspectiva plural. Refletir sobre o que é conhecimento
também tem sido um exercício que exige de cada docente ampliar,
aprofundar e problematizar sua prática. Paulo Freire (1996, p. 47)
defende que o/a docente deve "saber que ensinar não é transferir
conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção
ou a sua construção". Associados ao pensamento freireano,
entendemos que a "dodiscência" consiste em uma possibilidade
de aproximação entre docente e discente na contextualização que
provoca e desenvolve sentidos, entre educador/a-educando/a-educando-
educador/a em múltiplas aprendizagens. Nesse sentido, o
livro aqui registra o exercício reflexivo produzido no componente
curricular Fontes e teorias do Pensamento Pedagógico II, curso
realizado com doutorandos do Programa de Pós-Graduação em
Educação, no primeiro semestre de 2025.
Os ensaios que compõem essa obra pretendem recuperar
aspectos do pensamento pedagógico em diferentes culturas, com
ênfase no Brasil e na América Latina. A partir de matrizes epistemológicas
que fundamentam os objetos de investigação, em
desenvolvimento, pelos pesquisadores da turma de Doutorado
em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade de Caxias do Sul, ingressantes do primeiro semestre
de 2025. Além disso, as narrativas pretenderam articulação das
práticas educacionais nos séculos XX e XXI cotejadas ao estudo de
autores clássicos do pensamento educacional latino-americano na
aproximação das suas concepções e práxis educacional. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.title | Fontes do Pensamento Educacional Latino-Americano: reflexões e práticas | pt_BR |
dc.type | Livro Eletrônico | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | No século XXI, vivemos o desafio da construção do conhecimento
em perspectiva plural. Refletir sobre o que é conhecimento
também tem sido um exercício que exige de cada docente ampliar,
aprofundar e problematizar sua prática. Paulo Freire (1996, p. 47)
defende que o/a docente deve "saber que ensinar não é transferir
conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção
ou a sua construção". Associados ao pensamento freireano,
entendemos que a "dodiscência" consiste em uma possibilidade
de aproximação entre docente e discente na contextualização que
provoca e desenvolve sentidos, entre educador/a-educando/a-educando-
educador/a em múltiplas aprendizagens. Nesse sentido, o
livro aqui registra o exercício reflexivo produzido no componente
curricular Fontes e teorias do Pensamento Pedagógico II, curso
realizado com doutorandos do Programa de Pós-Graduação em
Educação, no primeiro semestre de 2025.
Os ensaios que compõem essa obra pretendem recuperar
aspectos do pensamento pedagógico em diferentes culturas, com
ênfase no Brasil e na América Latina. A partir de matrizes epistemológicas
que fundamentam os objetos de investigação, em
desenvolvimento, pelos pesquisadores da turma de Doutorado
em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade de Caxias do Sul, ingressantes do primeiro semestre
de 2025. Além disso, as narrativas pretenderam articulação das
práticas educacionais nos séculos XX e XXI cotejadas ao estudo de
autores clássicos do pensamento educacional latino-americano na
aproximação das suas concepções e práxis educacional. | pt_BR |
dc.publisher.editora | Educs | pt_BR |
dc.description.edition | 1ª ed. | pt_BR |
dc.description.localpub | Caxias do Sul - RS | pt_BR |