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Avaliação das habilidades motoras grossas em crianças com Transtorno do Espectro Autista: diferenças entre os níveis de suporte
dc.contributor.advisor | Saccani, Raquel | |
dc.contributor.author | Schneider, Daiane Fernanda | |
dc.contributor.author | Peterle, Taís | |
dc.contributor.other | Bom, Marie Lutiele Hunnig | |
dc.contributor.other | Zatta, Patrícia Regina Righês Pereira | |
dc.date.accessioned | 2025-08-04T13:12:14Z | |
dc.date.available | 2025-08-04T13:12:14Z | |
dc.date.issued | 2025-07-18 | |
dc.date.submitted | 2025-07-04 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/14810 | |
dc.description | Introdução: As alterações nas habilidades motoras grossas implicam diretamente no prognóstico funcional e na qualidade de vida de crianças autistas, podendo variar conforme o nível de suporte. Objetivo: Avaliar as alterações motoras grossas de crianças autistas de 4 a 6 anos de idade, buscando verificar a relação com os níveis de suporte. Métodos: Estudo observacional, descritivo e transversal, composto por 26 crianças, de ambos os sexos, divididos em três grupos de acordo com a idade (grupo A: 9 crianças com 4 anos, grupo B: 10 crianças com 5 anos e grupo C: 7 crianças com 6 anos). Foi utilizado questionário de identificação e o nível de suporte, informado em prontuário, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. Para a avaliação das habilidades motoras foi utilizada a Gross Motor Assessment Autism (GMA- AUT). Para descrição das variáveis foi utilizada estatística descritiva. Resultados: Em ambos os grupos analisados, à medida que aumenta o nível de suporte, há uma piora no desempenho das habilidades motoras, refletida na redução dos percentis da GMA-AUT. Verifica-se também que o percentil, para cada nível de gravidade, aumentou com o avançar da idade. Conclusão: Os níveis de suporte podem interferir nas habilidades motoras de crianças autistas e, com o avançar da idade, as habilidades motoras grossas vão sendo aperfeiçoadas. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | Introduction: Alterations in gross motor skills have a direct impact on the functional prognosis and quality of life of children with autism, and these changes may vary according to the level of support required. Objective: To evaluate gross motor skill alterations in children with autism aged 4 to 6 years, aiming to verify their relationship with support levels. Methods: This was an observational, descriptive, and cross-sectional study involving 26 children of both sexes, divided into three groups according to age (Group A: 9 children aged 4 years; Group B: 10 children aged 5 years; Group C: 7 children aged 6 years). An identification questionnaire was used, and the support level was obtained from medical records based on the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Gross motor skills were assessed using the Gross Motor Assessment for Autism (GMA-AUT). Descriptive statistics were used for variable analysis. Results: In all groups analyzed, an increase in the required level of support was associated with a decline in gross motor performance, as reflected by lower GMA-AUT percentiles. It was also observed that the percentiles increased with age for each level of severity. Conclusion: Support levels may influence the gross motor skills of children with autism, and gross motor performance tends to improve with age. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Crianças com transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Capacidade motora | pt_BR |
dc.subject | Fisioterapia para crianças | pt_BR |
dc.title | Avaliação das habilidades motoras grossas em crianças com Transtorno do Espectro Autista: diferenças entre os níveis de suporte | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Fisioterapia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário da Região dos Vinhedos | pt_BR |