Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorDe Gasperi, Patricia
dc.contributor.authorRech, Caroline Bastos
dc.contributor.otherVergani, Daiane de Oliveira Pereira
dc.contributor.otherPasini, Laís Fagundes
dc.date.accessioned2025-08-11T17:48:15Z
dc.date.available2025-08-11T17:48:15Z
dc.date.issued2025-07-25
dc.date.submitted2024-12-05
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14827
dc.descriptionO transtorno do espectro autista (TEA) tem como características alterações do neurodesenvolvimento que podem interferir na capacidade de comunicação, linguagens, interação social e comportamento. Este trabalho tem como objetivo analisar as informações contidas nas cartilhas sobre o autismo, caracterizando a autoria e avaliando a conformidade destas informações com o referencial teórico-científico sobre o tema. Os fatores que podem influenciar no desenvolvimento do transtorno podem ser genéticos, ambientais e biológicos, podendo ser classificado em três níveis, do mais leve ao severo, dependendo da necessidade de suporte. O tratamento é realizado com auxílio de uma equipe multiprofissional em conjunto com a família ou responsáveis para melhor prognóstico e qualidade de vida. Neste estudo utilizamos a Revisão de literatura integrativa do tipo descritiva, as amostras foram cartilhas informativas sobre o transtorno do espectro autista utilizando o critério de inclusão as 10 primeiras cartilhas encontradas de cada termo de pesquisa e exclusão publicidades e cartilhas repetidas, totalizando 13 cartilhas analisadas. Foram escolhidos com base no referencial teórico do trabalho tópicos de análise sendo eles a definição do autismo, níveis, sinais, sintomas, tratamento, papel dos pais ou responsáveis, entre outros. Os tópicos referentes a definição do autismo, sinais e sintomas e leis e direitos são os que mais aparecem. Já o papel da família, inclusão escolar e inclusão no mercado de trabalho apresenta-se em menor porcentagem. Como resultado há uma deficiência de informações e na correlação entre graus de autismo e sinais e sintomas presentes nas cartilhas, do mesmo modo a relação incorreta entre transtorno de espectro autista com deficiência intelectual citado como exemplo de sintoma. Se conclui que existe uma deficiência de possuir dados corretos e todas as informações necessárias em uma só cartilha disponível para os pais, desta forma dificultando a compreensão sobre o autismo e impactando na vida destas famílias. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectTranstornos do espectro autistapt_BR
dc.subjectCartilhaspt_BR
dc.titleAnálise das cartilhas informativas existentes no Brasil em meio eletrônico sobre o transtorno do espectro autistapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Enfermagempt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem