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Análise das cartilhas informativas existentes no Brasil em meio eletrônico sobre o transtorno do espectro autista
dc.contributor.advisor | De Gasperi, Patricia | |
dc.contributor.author | Rech, Caroline Bastos | |
dc.contributor.other | Vergani, Daiane de Oliveira Pereira | |
dc.contributor.other | Pasini, Laís Fagundes | |
dc.date.accessioned | 2025-08-11T17:48:15Z | |
dc.date.available | 2025-08-11T17:48:15Z | |
dc.date.issued | 2025-07-25 | |
dc.date.submitted | 2024-12-05 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/14827 | |
dc.description | O transtorno do espectro autista (TEA) tem como características alterações do neurodesenvolvimento que podem interferir na capacidade de comunicação, linguagens, interação social e comportamento. Este trabalho tem como objetivo analisar as informações contidas nas cartilhas sobre o autismo, caracterizando a autoria e avaliando a conformidade destas informações com o referencial teórico-científico sobre o tema. Os fatores que podem influenciar no desenvolvimento do transtorno podem ser genéticos, ambientais e biológicos, podendo ser classificado em três níveis, do mais leve ao severo, dependendo da necessidade de suporte. O tratamento é realizado com auxílio de uma equipe multiprofissional em conjunto com a família ou responsáveis para melhor prognóstico e qualidade de vida. Neste estudo utilizamos a Revisão de literatura integrativa do tipo descritiva, as amostras foram cartilhas informativas sobre o transtorno do espectro autista utilizando o critério de inclusão as 10 primeiras cartilhas encontradas de cada termo de pesquisa e exclusão publicidades e cartilhas repetidas, totalizando 13 cartilhas analisadas. Foram escolhidos com base no referencial teórico do trabalho tópicos de análise sendo eles a definição do autismo, níveis, sinais, sintomas, tratamento, papel dos pais ou responsáveis, entre outros. Os tópicos referentes a definição do autismo, sinais e sintomas e leis e direitos são os que mais aparecem. Já o papel da família, inclusão escolar e inclusão no mercado de trabalho apresenta-se em menor porcentagem. Como resultado há uma deficiência de informações e na correlação entre graus de autismo e sinais e sintomas presentes nas cartilhas, do mesmo modo a relação incorreta entre transtorno de espectro autista com deficiência intelectual citado como exemplo de sintoma. Se conclui que existe uma deficiência de possuir dados corretos e todas as informações necessárias em uma só cartilha disponível para os pais, desta forma dificultando a compreensão sobre o autismo e impactando na vida destas famílias. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Transtornos do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Cartilhas | pt_BR |
dc.title | Análise das cartilhas informativas existentes no Brasil em meio eletrônico sobre o transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Enfermagem | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |