Análise estrutural e fadiga por MEF em um conjunto manga acoplado a um eixo dianteiro de um veículo utilitário

Visualizar/ Abrir
Data
2025-07-16Autor
Schmitz, Luciana Antonia
Orientador
Colombo, Adelair Lino
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Para garantir a confiabilidade dos veículos, a estrutura mecânica precisou, ao longo dos anos, tornar-se cada vez mais resistente, a fim de suportar as exigências das mais diversas aplicações. Nesse contexto, a eliminação de pontos suscetíveis a falhas tornou-se um dos principais objetivos da engenharia mecânica. Este trabalho teve como objetivo avaliar, por meio de
simulações no software Ansys®, as solicitações mecânicas atuantes sobre a manga de eixo dianteira de um veículo utilitário. O estudo comparou dois modelos de fabricação do conjunto da manga: o primeiro, correspondente ao projeto atual, com a aplicação da solda tampão e abertura de dois diâmetros no corpo do munhão; e o segundo, um modelo proposto, que elimina
tanto o processo de soldagem quanto as furações. Ambos os modelos foram submetidos a carregamentos dinâmicos representativos, como a condição de frenagem em curva a uma velocidade de 60 km/h. Os resultados das simulações indicaram que não houveram diferenças significativas entre os modelos quanto às tensões e deslocamentos. Observou-se, entretanto,uma melhoria de aproximadamente 4,7% na vida útil do munhão no modelo sem solda tampão. Este ganho pode ser atribuído à ausência das furações e aumento de massa na parede do munhão, resultando em maior resistência mecânica e na simplificação do processo de fabricação e com consequente redução de custos. [resumo fornecido pelo autor]