dc.contributor.advisor | Larentis, Fabiano | |
dc.contributor.author | Meazzi, Rodrigo | |
dc.contributor.other | Cruz, Marina de Almeida | |
dc.contributor.other | DeToni, Deonir | |
dc.contributor.other | Eckert, Alex | |
dc.date.accessioned | 2025-09-04T14:53:18Z | |
dc.date.available | 2025-09-04T14:53:18Z | |
dc.date.issued | 2025-09-04 | |
dc.date.submitted | 2025-08-27 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/14899 | |
dc.description | O presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre estresse percebido e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) em servidores de um Instituto Federal de Educação (IF), considerando o tempo de serviço como variável moderadora. A pesquisa adotou um delineamento quantitativo, de natureza descritivo-explicativa, por meio da aplicação de survey estruturado a servidores técnico-administrativos e docentes. As variáveis foram mensuradas por meio de instrumentos validados - a Escala de Estresse Percebido (EEP) e a Escala de Qualidade de Vida no Trabalho (QWLQ) -, assegurando a consistência dos resultados. A análise dos dados envolveu procedimentos estatísticos abrangentes, como estatísticas descritivas, testes de diferenças entre grupos (médias e ANOVA), Modelagem de Equações Estruturais (MEE) e Análise Multigrupo para examinar o papel moderador do tempo de serviço, garantindo elevado rigor metodológico à investigação. Os achados demonstraram que o estresse afeta negativamente a QVT, comprometendo o bem-estar ocupacional. Observou-se, ainda, que o tempo de serviço exerce influência moderadora, uma vez que servidores mais experientes revelaram maior capacidade de lidar com as pressões laborais, atenuando os efeitos adversos do estresse. Também foram identificadas diferenças relevantes entre categorias profissionais, unidades organizacionais e gênero, apontando especificidades da realidade institucional analisada. Conclui-se que o estresse constitui um fator determinante da QVT, embora a experiência acumulada ao longo da carreira possa mitigar parcialmente seus impactos. Esses resultados evidenciam a importância de políticas institucionais voltadas à prevenção do estresse e à construção de ambientes laborais mais saudáveis e sustentáveis. Além de oferecer subsídios à gestão de pessoas no setor público, o estudo contribui diretamente para a instituição ao fornecer evidências que podem orientar ações de apoio psicológico, capacitação em gestão do estresse e iniciativas de valorização profissional, promovendo o bem-estar dos servidores e a melhoria do clima organizacional. No campo acadêmico, amplia o conhecimento ao destacar o papel moderador do tempo de serviço na relação entre estresse e QVT, fortalecendo o debate sobre qualidade de vida e saúde ocupacional de servidores públicos no Brasil. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze the relationship between perceived stress and Quality of Work Life (QWL) among employees of a Federal Institute of Education (IF), considering length of service as a moderating variable. The research adopted a quantitative, descriptive-explanatory design, applying a structured survey to administrative staff and faculty members. The variables were measured using validated instruments - the Perceived Stress Scale (PSS) and the Quality of Work Life Questionnaire (QWLQ) - ensuring the consistency of the results. Data analysis employed comprehensive statistical procedures, including descriptive statistics, group difference tests (means and ANOVA), Structural Equation Modeling (SEM), and Multigroup Analysis to examine the moderating role of length of service, thus ensuring high methodological rigor. The findings demonstrated that stress negatively affects QWL, compromising occupational well-being. Furthermore, length of service was shown to play a moderating role, as more experienced employees displayed greater ability to cope with workplace pressures, thereby attenuating the adverse effects of stress. Relevant differences were also identified between professional categories, organizational units, and gender, highlighting important specificities of the institutional context under study. It is concluded that stress is a key determinant of QWL, although accumulated professional experience can partially mitigate its impacts. These results underscore the importance of institutional policies aimed at preventing stress and fostering healthier and more sustainable work environments. In addition to providing practical insights for public sector people management, the study contributes directly to the institution by offering evidence to guide psychological support programs, stress management training, and professional development initiatives, thus promoting employees well-being and improving organizational climate. Academically, the research advances knowledge by highlighting the moderating role of length of service in the relationship between stress and QWL, thereby strengthening the debate on quality of life and occupational health among public servants in Brazil. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Stress ocupacional | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de vida no trabalho | pt_BR |
dc.subject | Servidores públicos - Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Tempo de serviço | pt_BR |
dc.subject | Serviço público - Bento Gonçalves, RS | pt_BR |
dc.subject | Job stress | en |
dc.subject | Quality of work life | en |
dc.subject | Officials and employees - Mental health | en |
dc.subject | Length of service | en |
dc.subject | Civil service - Bento Gonçalves (Brazil) | en |
dc.title | A relação entre estresse e qualidade de vida no trabalho : evidências quantitativas em um Instituto Federal de Educação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8160501912847501 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | MEAZZI, R. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Acadêmico em Administração | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2025-09-03 | |