dc.contributor.advisor | Radünz, Roberto | |
dc.contributor.author | Correa, Pablo Maciel | |
dc.contributor.other | Radünz, Roberto | |
dc.date.accessioned | 2025-09-08T17:17:26Z | |
dc.date.available | 2025-09-08T17:17:26Z | |
dc.date.issued | 2025-07-10 | |
dc.date.submitted | 2025-07-05 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/14901 | |
dc.description | Este artigo analisa criticamente como a Revolução Farroupilha é apresentada em três livros didáticos utilizados no ensino básico brasileiro: História e Vida Integrada (Editora Ática, 4ª edição), História Geral e Brasil (Editora Saraiva, 2ª edição) e História Geral e do Brasil (Editora Scipione, 1ª edição). Busca-se compreender como as narrativas construídas nesses materiais influenciam a percepção dos alunos sobre esse episódio histórico, considerando identidades regionais, memória nacional e as tensões entre glorificação e omissão histórica. A metodologia baseia-se na análise de conteúdo com critérios como representação de grupos sociais, linguagem didática e tratamento ideológico do conflito. O artigo também incorpora uma análise da BNCC, identificando possibilidades e limites para um ensino crítico e inclusivo sobre o tema farroupilha. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This article critically analyzes how the Farroupilha Revolution is presented in three widely used textbooks in Brazilian basic education: História e Vida Integrada (Editora Ática, 4th edition), História Geral e Brasil (Editora Saraiva, 2nd edition), and História Geral e do Brasil (Editora Scipione, 1st edition). The research aims to understand how the narratives constructed in these materials influence students' perception of this historical event, considering regional identities, national memory, and the tensions between glorification and historical omission. The methodology includes content analysis based on criteria such as the representation of social groups, didactic language, and the ideological treatment of the conflict. The article also includes an analysis of the BNCC (National Common Curricular Base), identifying possibilities and limits for a critical and inclusive teaching of the Farroupilha theme. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Rio Grande do Sul - História - Guerra dos Farrapos, 1835-1845 | pt_BR |
dc.subject | História - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos - Análise do discurso | pt_BR |
dc.title | A Revolução Farroupilha nos livros didáticos: como esse capítulo da história do Rio Grande do Sul é retratado em três obras de circulação nacional | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em História | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2025-07-09 | |