Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorLia, Cristine Fortes
dc.contributor.authorCosta, Jéssica Pereira da
dc.contributor.otherXerri, Eliana Gasparini
dc.contributor.otherFleck, Eliane Cristina Deckmann
dc.contributor.otherAmorim, Helder Remigio de
dc.date.accessioned2025-09-30T14:08:51Z
dc.date.available2025-09-30T14:08:51Z
dc.date.issued2025-09-27
dc.date.submitted2025-09-16
dc.identifier.urihttps://jpcosta1.github.io/Narrativas/pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14955
dc.descriptionEsta tese, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Caxias do Sul, investiga, sob a perspectiva da História do Tempo Presente, as possibilidades de utilização de conteúdos das redes sociais que abordam a História e as práticas cotidianas do Islã como recursos para o ensino de História. O objetivo central é propor estratégias que capacitem docentes e discentes a integrar essas mídias ao processo de ensino-aprendizagem, considerando seu potencial como fontes históricas e, ao mesmo tempo, preparando o professor para a seleção crítica desses materiais. Essa preparação inclui o domínio do conteúdo histórico " no caso, a História do Islã " como requisito essencial para avaliar e contextualizar informações publicadas nas redes sociais. Parte-se da hipótese de que, embora amplamente consumidas como entretenimento, essas plataformas são pouco reconhecidas como instrumentos didáticos e como produtoras de conhecimento histórico na perspectiva da História Pública, além de frequentemente veicularem representações equivocadas que demandam análise crítica em sala de aula. A pesquisa analisa conteúdos publicados no Instagram e no YouTube, compreendendo-os como representações do Islã e dos muçulmanos e como potenciais ferramentas didáticas, dada sua ampla circulação entre crianças e adolescentes. A metodologia inclui análise de perfis e entrevistas com produtores de conteúdo, além do estudo sobre a História do Islã, sua fundação, expansão e inserção no Brasil, de modo a subsidiar o trabalho docente. Como contribuição, são apresentadas propostas metodológicas para o uso pedagógico de redes sociais em aulas de História e desenvolvido um curso de formação docente em formato virtual (e-learning), que constitui o produto educacional desta tese, vinculada a um Doutorado Profissional. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis thesis, which was developed in the Postgraduate Program in History at the University of Caxias do Sul, investigates from the perspective of Contemporary History, the possibilities of using social media content that addresses the history and everyday practices of Islam as resources for teaching History as a school subject. The main goal is to propose strategies that enable teachers and students to integrate these media into the teaching-learning process, considering their potential as historical sources. The paper is based on the hypothesis that, although social media sites are widely consumed as entertainment, these platforms are seldom recognized as didactic tools and producers of historical knowledge from the perspective of Public History. The research analyzes content from Instagram and YouTube, understanding them both as representations of Islam and Muslims and as products of Public History. The methodology includes the analysis of selected profiles and interviews with content creators, in addition to a study on the history of Islam and its presence in Brazil. As a contribution, the thesis presents methodological proposals for the pedagogical use of these media in History classes and develops an online teacher training course (e-learning), which constitutes the educational product of this Professional Doctorate degree. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectIslamismo - Históriapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectHistory - Study and teachingpt_BR
dc.subjectIslam - Historypt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleNarrativas digitais e tempo presente: as representações do Islã nas redes sociais e seus reflexos no ensino de históriapt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0787373935822118pt_BR
mtd2-br.author.lattesCOSTA, J. P.pt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado Profissional em Históriapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2025-09-26


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem