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Narrativas digitais e tempo presente: as representações do Islã nas redes sociais e seus reflexos no ensino de história
dc.contributor.advisor | Lia, Cristine Fortes | |
dc.contributor.author | Costa, Jéssica Pereira da | |
dc.contributor.other | Xerri, Eliana Gasparini | |
dc.contributor.other | Fleck, Eliane Cristina Deckmann | |
dc.contributor.other | Amorim, Helder Remigio de | |
dc.date.accessioned | 2025-09-30T14:08:51Z | |
dc.date.available | 2025-09-30T14:08:51Z | |
dc.date.issued | 2025-09-27 | |
dc.date.submitted | 2025-09-16 | |
dc.identifier.uri | https://jpcosta1.github.io/Narrativas/ | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/14955 | |
dc.description | Esta tese, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Caxias do Sul, investiga, sob a perspectiva da História do Tempo Presente, as possibilidades de utilização de conteúdos das redes sociais que abordam a História e as práticas cotidianas do Islã como recursos para o ensino de História. O objetivo central é propor estratégias que capacitem docentes e discentes a integrar essas mídias ao processo de ensino-aprendizagem, considerando seu potencial como fontes históricas e, ao mesmo tempo, preparando o professor para a seleção crítica desses materiais. Essa preparação inclui o domínio do conteúdo histórico " no caso, a História do Islã " como requisito essencial para avaliar e contextualizar informações publicadas nas redes sociais. Parte-se da hipótese de que, embora amplamente consumidas como entretenimento, essas plataformas são pouco reconhecidas como instrumentos didáticos e como produtoras de conhecimento histórico na perspectiva da História Pública, além de frequentemente veicularem representações equivocadas que demandam análise crítica em sala de aula. A pesquisa analisa conteúdos publicados no Instagram e no YouTube, compreendendo-os como representações do Islã e dos muçulmanos e como potenciais ferramentas didáticas, dada sua ampla circulação entre crianças e adolescentes. A metodologia inclui análise de perfis e entrevistas com produtores de conteúdo, além do estudo sobre a História do Islã, sua fundação, expansão e inserção no Brasil, de modo a subsidiar o trabalho docente. Como contribuição, são apresentadas propostas metodológicas para o uso pedagógico de redes sociais em aulas de História e desenvolvido um curso de formação docente em formato virtual (e-learning), que constitui o produto educacional desta tese, vinculada a um Doutorado Profissional. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis, which was developed in the Postgraduate Program in History at the University of Caxias do Sul, investigates from the perspective of Contemporary History, the possibilities of using social media content that addresses the history and everyday practices of Islam as resources for teaching History as a school subject. The main goal is to propose strategies that enable teachers and students to integrate these media into the teaching-learning process, considering their potential as historical sources. The paper is based on the hypothesis that, although social media sites are widely consumed as entertainment, these platforms are seldom recognized as didactic tools and producers of historical knowledge from the perspective of Public History. The research analyzes content from Instagram and YouTube, understanding them both as representations of Islam and Muslims and as products of Public History. The methodology includes the analysis of selected profiles and interviews with content creators, in addition to a study on the history of Islam and its presence in Brazil. As a contribution, the thesis presents methodological proposals for the pedagogical use of these media in History classes and develops an online teacher training course (e-learning), which constitutes the educational product of this Professional Doctorate degree. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | História - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Islamismo - História | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | History - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Islam - History | pt_BR |
dc.subject | Teachers, Training of | pt_BR |
dc.subject | Social networks | pt_BR |
dc.subject | Student teaching | pt_BR |
dc.title | Narrativas digitais e tempo presente: as representações do Islã nas redes sociais e seus reflexos no ensino de história | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/0787373935822118 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | COSTA, J. P. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Doutorado Profissional em História | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2025-09-26 |