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Ansiedade na ginástica artística: percepção de atletas de escolas de base em Caxias do Sul

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TCC Isadora Ribeiro Machado.pdf (438.6Kb)
Data
2025-07-25
Autor
Machado, Isadora Ribeiro
Orientador
Reis, Lisiane
Metadata
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Resumo
Introdução: O presente estudo teve como objetivo investigar as causas e manifestações da ansiedade em atletas de Ginástica Artística de duas escolas de base de Caxias do Sul. Metodologia: a pesquisa foi de caráter quantitativo, descritivo e transversal, com amostra composta por 22 atletas com idades entre 11 e 15 anos. A coleta de dados foi realizada por meio de anamnese e aplicação do Inventário de Ansiedade de Beck, contemplando aspectos emocionais, físicos e contextuais. Os dados foram tabelados e analisados com auxílio da estatística descritiva e do teste Qui-Quadrado. Resultados: os resultados do estudo identificaram manifestações significativas de ansiedade durante os treinos, mesmo fora do contexto competitivo. Nervosismo intenso e sudorese grave foram relatados por 27,3% das atletas. Tremores nas pernas apareceram em 54,6% das juvenis, e o medo de perder o controle foi identificado em 27,3% das infantis. Comparações com colegas foram citadas em 90,9% das juvenis. Todas as atletas que já se lesionaram relataram medo no retorno ao treino, com associação estatisticamente significativa (p=0,008). A ansiedade mostrou-se influenciada por faixa etária, ambiente de treino e suporte familiar, destacando a necessidade de estratégias preventivas já nas categorias de base. Conclusão: o cuidado com a saúde mental deve ser integrado a formação esportiva desde as categorias de base, considerando estratégias de acolhimento emocional e autorregulação como ferramentas importantes para o desenvolvimento e permanência das atletas na modalidade. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14964
Collections
  • Educação Física – Bacharelado [75]

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