Zur Kurzanzeige

dc.contributor.advisorWebber, Carine Geltrudes
dc.contributor.authorCini, Glauber
dc.contributor.otherRibeiro, Helena Graziottin
dc.contributor.otherLima, Maria de Fátima Webber do Prado
dc.date.accessioned2017-02-02T18:43:40Z
dc.date.available2017-02-02T18:43:40Z
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1496
dc.descriptionEste trabalho apresenta estudos realizados sobre a Visualização de Informação, abordando um modelo de construção e suas principais técnicas para a geração de visualizações (visões). A visualização de informação caracteriza-se por englobar diversas técnicas com a finalidade de organizar, encontrar e descobrir informações em bases de dados altamente dimensionadas. O objetivo principal deste trabalho é avaliar as técnicas de visualização de informação determinando quais são adequadas para serem utilizadas em dados educacionais. O trabalho apresenta estudos realizados sobre as principais técnicas e seus respectivos resultados gráficos. Para atingir o objetivo proposto utilizou-se dados disponibilizados publicamente sobre a educação, todos referentes à avaliação de alunos e situados em três áreas distintas, o primeiro é o Geometry com dados de um curso de geometria, o segundo é o conjunto de dados da Língua Chinesa com dados de quem está aprendendo uma nova língua, e por último o Álgebra I composto por resolução de equações. Também, utilizou-se para a criação das visões a ferramenta GGobi e o conjunto de aplicações de Hoffman (MIVAC e RadViz3D). Selecionou-se ambas as ferramentas por apresentarem uma melhor iteração entre usuário-computador com as visões selecionadas (Scatterplot Matrix, RadViz, Coordenadas Paralelas e Survey Plots). Por fim, analisou-se as amostras dos conjuntos selecionados, utilizando as visões propostas. Obtidas as análises, criou-se três cenários. Os quais foram utilizados para entrevistar professores. A fim de discutir e avaliar a usabilidade das técnicas selecionadas (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEstruturas de dados (Computação)pt_BR
dc.subjectBanco de dadospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEstudo sobre a visualização de informações no contexto educacionalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Ciência da Computaçãopt_BR


Dateien zu dieser Ressource

Thumbnail

Das Dokument erscheint in:

Zur Kurzanzeige