Mostra i principali dati dell'item
Estudo sobre a visualização de informações no contexto educacional
dc.contributor.advisor | Webber, Carine Geltrudes | |
dc.contributor.author | Cini, Glauber | |
dc.contributor.other | Ribeiro, Helena Graziottin | |
dc.contributor.other | Lima, Maria de Fátima Webber do Prado | |
dc.date.accessioned | 2017-02-02T18:43:40Z | |
dc.date.available | 2017-02-02T18:43:40Z | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1496 | |
dc.description | Este trabalho apresenta estudos realizados sobre a Visualização de Informação, abordando um modelo de construção e suas principais técnicas para a geração de visualizações (visões). A visualização de informação caracteriza-se por englobar diversas técnicas com a finalidade de organizar, encontrar e descobrir informações em bases de dados altamente dimensionadas. O objetivo principal deste trabalho é avaliar as técnicas de visualização de informação determinando quais são adequadas para serem utilizadas em dados educacionais. O trabalho apresenta estudos realizados sobre as principais técnicas e seus respectivos resultados gráficos. Para atingir o objetivo proposto utilizou-se dados disponibilizados publicamente sobre a educação, todos referentes à avaliação de alunos e situados em três áreas distintas, o primeiro é o Geometry com dados de um curso de geometria, o segundo é o conjunto de dados da Língua Chinesa com dados de quem está aprendendo uma nova língua, e por último o Álgebra I composto por resolução de equações. Também, utilizou-se para a criação das visões a ferramenta GGobi e o conjunto de aplicações de Hoffman (MIVAC e RadViz3D). Selecionou-se ambas as ferramentas por apresentarem uma melhor iteração entre usuário-computador com as visões selecionadas (Scatterplot Matrix, RadViz, Coordenadas Paralelas e Survey Plots). Por fim, analisou-se as amostras dos conjuntos selecionados, utilizando as visões propostas. Obtidas as análises, criou-se três cenários. Os quais foram utilizados para entrevistar professores. A fim de discutir e avaliar a usabilidade das técnicas selecionadas (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Estruturas de dados (Computação) | pt_BR |
dc.subject | Banco de dados | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Estudo sobre a visualização de informações no contexto educacional | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Ciência da Computação | pt_BR |